Fundamental II
1º MOMENTO:
- Apresentação
Professor, coloque os alunos em roda, inicie falando seu nome e um pouco sobre si. Em seguida, peça para que cada estudante compartilhe informações sobre si mesmo, como: nome, idade, lazer, algo inusitado e engraçado que fez nas férias.
2º MOMENTO:
Dinâmica História continuada:
Objetivo: Criar uma história coletiva, onde os alunos vão contribuir com frases para continuar o enredo, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de criar enredos de forma colaborativa.
Como Funciona:
- Divisão dos Grupos:
-
- Reúna toda a turma.
2. Explicação da Atividade:
-
- Explique que cada aluno será responsável por criar uma parte da história coletiva.
- O professor começará a história com uma frase inicial e, a partir daí, cada aluno, na vez dele, deverá acrescentar uma frase para continuar a história, seguindo a linha de raciocínio dos colegas, mas sem perder o fio da narrativa.
- O desafio é fazer com que a história faça sentido enquanto cada um acrescenta uma parte dela. A ideia é que a história fique cada vez mais interessante à medida que for se desenrolando!
3. Exemplo de Abertura:
-
- O professor começa com uma frase inicial como exemplo: “Em uma tarde de verão, um grupo de amigos decidiu explorar uma floresta misteriosa no final da cidade. Eles não sabiam, mas algo muito estranho estava prestes a acontecer…”
- O primeiro aluno deve então continuar a história com uma frase, por exemplo: “Quando entraram na floresta, ouviram um barulho vindo de um arbusto próximo, mas não havia ninguém por perto.”
4. Como Jogar:
-
- Cada um falará um pedaço da história à medida que vai sendo criada.
- O professor pode dar um tempo de 1 minuto para que cada um desenvolva a frase que entrará na história, até que todos tenham participado.
- Quando um aluno terminar sua frase, ele passará a vez para o próximo, e assim por diante, até que todos os alunos da turma tenham dado sua contribuição.
5. Desafío Extra (Opcional):
-
- Para tornar a atividade mais interessante, você pode sugerir que cada um adicione um personagem inesperado ou um elemento surpresa na história (como um monstro, um objeto mágico ou uma viagem no tempo). Isso vai desafiar ainda mais a criatividade dos alunos!
6. Discussão Final:
-
- Ao final da atividade, faça uma reflexão com os alunos sobre o que acharam da dinâmica e como foi trabalhar em equipe para criar uma história. Pergunte o que acharam das contribuições dos colegas e como a história foi se desenrolando de forma coletiva.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Code Studios Mapas
Link de referência: https://mindmakers.cc/hourofcode/maps.html
O jogo Mapas do Code Studio tem como objetivo introduzir os alunos ao pensamento computacional por meio da criação de algoritmos simples. Nessa atividade, os estudantes devem programar um personagem para navegar por um pelo mapa utilizando comandos básicos, como “mover para a direita” ou “mover para a esquerda”. Essa abordagem permite que os alunos compreendam conceitos fundamentais de programação e lógica de forma lúdica e interativa.
. Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 6º 7º ANO
CLIQUE AQUI ATIVIDADE_ 8º E 9º ANO
CLIQUE AQUI – gabarito-Atividades Desplugadas
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
ATENÇÃO:
- Ao longo deste projeto, caso utilize a cola quente, ela deverá ser manipulada com o seu auxílio. É importante aguardar a cola secar para seguir para o próximo passo.
- Oriente os alunos a manusearem os palitos de churrasco com atenção, sempre segurando pela extremidade sem ponta. Ressalte a importância de evitar apontá-los para os colegas e de utilizá-los exclusivamente conforme as instruções fornecidas.
- Os materiais sugeridos devem ser adaptados de acordo com as condições e necessidades do ambiente escolar.
Protótipo: BASQUETE
Link de Referência: https://youtu.be/ZeMF_g1DK-8?si=YqX4QPll6mxIEVpb
Duração: 03 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em duplas para construir um jogo de basquete, desenvolvendo habilidades de criatividade e colaboração. Utilizando materiais como papelão e lacres de garrafa PET, os alunos aprendem sobre movimento e força durante o processo de montagem. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e envolve conceitos de ciências e artes.
Materiais:
Essa atividade será com 4 participantes.
- 1 caixa de sapato (33cmx19cmx12cm) ou papelão (40x60cm)
- 1 cola branca
- 1 folha de papel branca
- 1 pistola de cola quente ou cola de artesanato
- 1 canetinha preta
- 1 bola de ping pong ou bola de papel
- 1 régua
- 1 copo de isopor ou uma tira de papelão ou qualquer objeto em formato de círculo (aro da cesta)
- 1 fita crepe (para demarcar as partes da quadra)
- barbante ou fio de lã (rede da cesta) – aproximadamente 50cm
- lápis antigo ou um pedaço de cartolina preta (para fazer o poste da cesta de basquete e o arremessador)
- 3 palitos de picolé
- 2 elásticos
- 1 colher
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 4 participantes.
- papelão (tamanho A4)
- isopor ou papelão (tamanho A4 para fazer a base do poço)
- 2 palitos de churrasco
- 1 tesoura sem ponta
- 1 lápis
- 1 cola branca
- 1 pistola de cola quente ou cola de artesanato
- 3 cartolinas coloridas
- 1 folha A4 de papel colorido (para a construção do balde)
- barbante (aproximadamente 50cm)
- 1 régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
- Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: ELEFANTE
LINK FUND2: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- O elefante ficou de pé?
- Qual parte da construção você achou mais interessante?
- Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
- Você montaria outro alimento? Qual?
- Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
- Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: OS GRANDES ARTISTAS
PROTÓTIPO: CINEMA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
- O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
- Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
- Você conseguiu dar movimento à montagem?
- Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
- Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: ELEFANTE
LINK FUND2: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- O elefante ficou de pé?
- Qual parte da construção você achou mais interessante?
- Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
- Você montaria outro alimento? Qual?
- Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
- Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: OS GRANDES ARTISTAS
PROTÓTIPO: CINEMA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
- O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
- Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
- Você conseguiu dar movimento à montagem?
- Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: ROBÔ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Quantas hastes foram usadas na montagem?
- Quantos conectores foram usados?
- A montagem ficou de pé?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: CABANA (OCA)
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Você realizou a montagem rapidamente?
- Foi fácil ou difícil fazer a parte redonda superior da oca?
- Como foi encaixar a parte de cima na parte de baixo da oca?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: CASA NA ÁRVORE
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Quantos conectores você usou para construir a escada?
- O balanço apresentou algum movimento?
- O que achou da construção das folhas? Você faria diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: GRAMOFONE COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Na construção da corneta, foram utilizadas hastes flexíveis em uma parte específica. Se apenas hastes rígidas fossem usadas, a corneta manteria seu formato original?
- Foi fácil ou difícil construir a parte do disco com movimento?
- Na construção do protótipo do gramofone, você identificou a função da manivela?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Foi possível identificar a função do motor na montagem?
- Como foi construir a engrenagem do moinho?
- Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: ROBÔ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Quantas hastes foram usadas na montagem?
- Quantos conectores foram usados?
- A montagem ficou de pé?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: CABANA (OCA)
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Você realizou a montagem rapidamente?
- Foi fácil ou difícil fazer a parte redonda superior da oca?
- Como foi encaixar a parte de cima na parte de baixo da oca?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: CASA NA ÁRVORE
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Quantos conectores você usou para construir a escada?
- O balanço apresentou algum movimento?
- O que achou da construção das folhas? Você faria diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: GRAMOFONE COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Na construção da corneta, foram utilizadas hastes flexíveis em uma parte específica. Se apenas hastes rígidas fossem usadas, a corneta manteria seu formato original?
- Foi fácil ou difícil construir a parte do disco com movimento?
- Na construção do protótipo do gramofone, você identificou a função da manivela?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Foi possível identificar a função do motor na montagem?
- Como foi construir a engrenagem do moinho?
- Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
O kit de robótica ensina conceitos de STEM por meio da construção de estruturas e mecanismos, desenvolvendo pensamento computacional, raciocínio lógico, criatividade, coordenação motora e trabalho em equipe. Ele permite explorar engenharia, física e design de forma prática e interdisciplinar.
Para manter a organização e o material completo, antes do fim da aula, os alunos devem desmontar as construções e guardar todas as peças corretamente.
PROJETO 1 – MÚSICA
Protótipo: SAXOFONE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
- Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
- Percebeu que a montagem não é simétrica?
- Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2 – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
Protótipo: SATÉLITE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
- Qual parte foi mais difícil de montar?
- Foi fácil colocar o motor?
- Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 3 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4 – HISTÓRIA DAS INVENÇÕES
Protótipo: FURADEIRA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
- No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
- Foi difícil encaixar o motor?
- Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5 – EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
Protótipo: FOGUETE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
- A montagem tem algum movimento?
- Qual é a importância da peça (conector branco) no topo do foguete?
- Ainda analisando o topo do foguete, a peça (conector amarelo) pode realizar a mesma função que a peça (conector verde)?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7 – ESTRUTURAS
Protótipo: PIRÂMIDE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- A pirâmide ficou estável
- Foi possível identificar que era um protótipo de uma pirâmide?
- Quantos tipos de conectores foram utilizados na montagem?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 8 – CIÊNCIA
Protótipo: DINOSSAURO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
- O dinossauro ficou estável e de pé?
- Como foi encaixar as peças para a montagem do dinossauro?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 9 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1 – ANIMAIS
Protótipo: PEIXE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas:
- Das várias camadas dessa montagem, qual delas você achou mais difícil de montar?
- Ao ligar o motor, as nadadeiras funcionaram?
- Há algo que você mudaria na montagem caso pudesse refazê-la?
Após resolver as questões, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 2 – HISTÓRIA DAS INVENÇÕES
Protótipo: TRATOR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
- O protótipo do trator andou corretamente?
- Foi difícil encaixar a esteira nas rodas?
- Conseguiu deixar o motor inclinado na montagem?
Em seguida, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 3 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4 – MÚSICA
Protótipo: PIANO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
- Você sabe qual a função da peça roxa na construção?
- Quantas hastes verdes foram usadas na montagem?
- Se as argolas azuis forem retiradas da montagem, o que acontece com a construção?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 5 – CIÊNCIA
Protótipo: ÔNIBUS ESPACIAL
Link: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
- Como foi construir a parte interna da montagem do ônibus espacial?
- A montagem se movimenta?
- Quanto à parte lateral da montagem, foi fácil encaixar as hastes verdes nos conectores vermelhos?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 6 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7 – MODALIDADES OLÍMPICAS
Protótipo: ATLETA PARALÍMPICO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência. Agora, responda às perguntas:
- Que movimento o motor causa na montagem?
- A montagem ficou em pé?
- Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Como você já respondeu às questões, organize as peças do kit e guarde-o.
PROJETO 8 – VIDA NO PLANETA
Protótipo: BALEIA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você conseguiu identificar a baleia na construção?
- Foi difícil fazer uma montagem com tantas peças?
- Qual é o nome da peça usada para construir o espiráculo (orifício por onde a baleia solta a água do mar)?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 9 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1 – SIGA O MOUSE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
PROJETO 2 – ANIME UM PINGUIM
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
PROJETO 1 – ANIME UMA ARARA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
PROJETO 2 – DESLIZE POR AÍ
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
A placa Makey Makey é um dispositivo que transforma objetos do dia a dia em teclas do computador, permitindo que os alunos interajam com programas e jogos de maneira criativa. Ela é usada para ensinar conceitos de eletricidade, circuitos e programação, tornando o aprendizado mais dinâmico. Qualquer material que conduza eletricidade, como frutas, massinha de modelar, papel alumínio, água, clipes e até o próprio corpo humano, pode ser utilizado para criar diferentes comandos. Com isso, os alunos desenvolvem o pensamento computacional, a lógica e a criatividade, além de aprenderem de forma prática e colaborativa. Antes de encerrar a aula, é importante pedir que desmontem os circuitos, limpem os materiais utilizados e guardem tudo corretamente para manter os equipamentos organizados e prontos para futuras atividades.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1 – CONTROLE COM SETAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-setas/
PROJETO 2 – CORPO HUMANO
PROJETO 1 – POSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
PROJETO 2 – ACERTE A CESTA
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
ATENÇÃO:
- Ao longo deste projeto, caso utilize a cola quente, ela deverá ser manipulada com o seu auxílio. É importante aguardar a cola secar para seguir para o próximo passo.
- Oriente os alunos a manusearem os palitos de churrasco com atenção, sempre segurando pela extremidade sem ponta. Ressalte a importância de evitar apontá-los para os colegas e de utilizá-los exclusivamente conforme as instruções fornecidas.
- Os materiais sugeridos devem ser adaptados de acordo com as condições e necessidades do ambiente escolar.
PROTÓTIPO 1: JOGO COM BARRA DE EQUILÍBRIO
Link: https://www.youtube.com/watch?v=mS9KSrmVOxU
Justificativa: ao criar jogos de equilíbrio com materiais recicláveis são ferramentas educativas que promovem a consciência ambiental e o desenvolvimento do aluno. A reutilização de materiais ensina sustentabilidade e reduz o desperdício. A prática aprimora coordenação motora, equilíbrio, concentração e raciocínio lógico. A criatividade, paciência e resolução de problemas são estimuladas. Ao brincar com a construção em grupo, a atividade fortalecerá a interação social e o trabalho em equipe.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 2 rolos de papel higiênico
- 1 colher de plástico
- 1 cola de artesanato
- 1 tesoura sem ponta
- 4 palitos de churrasco
- 1 bola pequena de isopor
- lápis de cor, canetinhas ou giz de cera
PROTÓTIPO 2: ROBÔ
Link: https://www.youtube.com/watch?v=WhxZcC1Jvu0&t=315s
Professor, neste protótipo, focaremos apenas no mecanismo da cabeça do robô (no vídeo, a construção da cabeça será até 3min30). O corpo ficará a critério de cada um, permitindo o uso da imaginação e criatividade.
Justificativa: Construir robôs com papelão e materiais recicláveis é uma atividade que desenvolve criatividade, coordenação motora e consciência ambiental nos alunos. Ao projetar e montar, eles exercitam o raciocínio lógico. Além de ser acessível e sustentável, a atividade transforma lixo em invenções, unindo diversão, arte e princípios básicos de engenharia. Uma forma prática de aprender brincando enquanto se tornam cidadãos mais conscientes.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 pedaço de papelão (tamanho 20 x 4 cm)
- 1 pedaço de papelão redondo (tamanho 5 cm)
- 1 pedaço de papelão (tamanho 22 x 5 cm)
- 1 pedaço de papelão redondo (tamanho 6 cm)
- 1 pedaço de papelão redondo (tamanho 6,5 cm)
- 2 pedaços de papelão redondo (tamanho 2 cm)
- 1 pedaço de papelão para fazer o corpo do robô (tamanho 28 x 24 cm)
- 1 cola de artesanato
- 1 caneta preta fina
- 1 lápis
- 1 régua
- 1 tesoura sem ponta
- 1 palito de churrasco
- 1 tampa de garrafa furada
- 2 molas pequenas ou usar pedaços de palito de churrasco
PROTÓTIPO: PINBALL
Link: https://www.youtube.com/watch?v=A4SBmN8Mysg
Justificativa: Construir um pinball com materiais recicláveis é uma experiência educativa completa que integra aprendizagem e diversão de forma significativa. Ao desenvolver seu próprio jogo, os alunos colocam em prática conceitos de física como movimento, força e gravidade de maneira concreta e palpável. A atividade estimula a criatividade desde o planejamento do design até a solução de desafios técnicos na montagem. As habilidades motoras são aprimoradas durante o processo de corte, colagem e ajuste das peças, enquanto o trabalho em equipe fortalece a colaboração e comunicação.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 pedaço de papelão (tamanho 60 x 60 cm)
- 2 pedaços de papelão (tamanho 30 x 30 cm)
- 1 tesoura sem ponta
- 1 cola de artesanato
- 4 palitos de churrasco
- 1 canudo de plástico resistente
- 2 elásticos
- 5 minis elásticos
- 1 bola pequena
- 1 pedaço de 10 cm de barbante
- lápis de cor, canetinhas ou giz de cera