Fundamental I
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (1 cópia para cada aluno).
Clique aqui para baixar a atividade.
*Confira aqui o gabarito.
Atividades Plugadas
Pixel
Programando o robô 1 (comandos)
Programando com o CODE
Desafio pássaros
Atividade: Projetor Caseiro Sustentável
Objetivo da aula: Projeto tem finalidade de trazer a Robótica de uma maneira sustentável, trabalhando com materiais recicláveis, onde temos uma metodologia de 3 etapas: Estrutura, Energia e Programação. Neste projeto estudamos energia e estrutura.
Para montar o projetor caseiro sustentável é muito simples e usaremos poucos materiais.
Passo 1: Separe os materiais.
1 rolo de papel higiênico
1 fita adesiva transparente larga
1 tesoura sem ponta
1 folha de papel A4
canetinhas ou lápis de cor
1 lanterna ou celular.
Passo 2: Crie um desenho que seja menor que o círculo do rolo e recorte-o.
Passo 3: Pegue a fita adesiva, veja o tamanho que melhor se encaixa no círculo do rolo e recorte-a.
Passo 4: Pegue o desenho e coloque-o no centro da fita adesiva.
Passo 5: Cole a fita adesiva com o desenho em um dos círculos vazados do rolo.
Passo 6: Ajuste a fita adesiva no rolo.
Passo 7: O outro círculo vazado do rolo deve estar vazio.
Passo 8: Com uma lanterna ou um celular, aponte a luz para o desenho e projete-o na parede em um ambiente escuro.
Lembre-se de que a distância entre o projetor criado e a superfície na qual será projetada determinará o tamanho da imagem, se maior ou menor.
Atividade: Projetor Caseiro Sustentável
Objetivo da aula: Projeto tem finalidade de trazer a Robótica de uma maneira sustentável, trabalhando com materiais recicláveis, onde temos uma metodologia de 3 etapas: Estrutura, Energia e Programação. Neste projeto estudamos energia e estrutura.
Para montar o projetor caseiro sustentável é muito simples e usaremos poucos materiais.
Passo 1: Separe os materiais.
1 rolo de papel higiênico
1 fita adesiva transparente larga
1 tesoura sem ponta
1 folha de papel A4
canetinhas ou lápis de cor
1 lanterna ou celular.
Passo 2: Crie um desenho que seja menor que o círculo do rolo e recorte-o.
Passo 3: Pegue a fita adesiva, veja o tamanho que melhor se encaixa no círculo do rolo e recorte-a.
Passo 4: Pegue o desenho e coloque-o no centro da fita adesiva.
Passo 5: Cole a fita adesiva com o desenho em um dos círculos vazados do rolo.
Passo 6: Ajuste a fita adesiva no rolo.
Passo 7: O outro círculo vazado do rolo deve estar vazio.
Passo 8: Com uma lanterna ou um celular, aponte a luz para o desenho e projete-o na parede em um ambiente escuro.
Lembre-se de que a distância entre o projetor criado e a superfície na qual será projetada determinará o tamanho da imagem, se maior ou menor.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9656-1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9656-2/
PROJETO 3: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-catavento-9656/
PROTÓTIPO: CATA-VENTO
PROJETO 4: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-basquete-9656/
PROTÓTIPO: BASQUETE
PROJETO 5: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-lixeiras-9656/
PROTÓTIPO: LIXEIRAS DE RECICLAGEM
PROJETO 6: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-cadeira-de-rodas-9656/
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9656-1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9656-2/
PROJETO 3: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-catavento-9656/
PROTÓTIPO: CATA-VENTO
PROJETO 4: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-basquete-9656/
PROTÓTIPO: BASQUETE
PROJETO 5: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-lixeiras-9656/
PROTÓTIPO: LIXEIRAS DE RECICLAGEM
PROJETO 6: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-cadeira-de-rodas-9656/
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-torneira-wedo/
PROTÓTIPO: TORNEIRA COM SENSOR
PROJETO 4: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-skate-wedo/
PROTÓTIPO: SKATISTA
PROJETO 5: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-lixeira-inteligente-wedo/
PROTÓTIPO: LIXEIRA INTELIGENTE
PROJETO 6: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-bengala-wedo/
PROTÓTIPO: BENGALA
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-boxeador-wedo/
PROTÓTIPO: BOXEADOR
PROJETO 4: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-caminhao-lixo-wedo/
PROTÓTIPO: CAMINHÃO DE LIXO
PROJETO 5: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-esteira-rolante-wedo/
PROTÓTIPO: ESTEIRA ROLANTE
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-boxeador-wedo/
PROTÓTIPO: BOXEADOR
PROJETO 4: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-caminhao-lixo-wedo/
PROTÓTIPO: CAMINHÃO DE LIXO
PROJETO 5: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-esteira-rolante-wedo/
PROTÓTIPO: ESTEIRA ROLANTE
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
Atividade Sugerida 1: Programa On-Line
Ditado Gráfico: Seguir as Instruções para Desenhar
Link de referência: https://www.coquinhos.com/seguir-as-instrucoes-para-desenhar/
No jogo do ditado gráfico, as crianças seguem instruções de desenho para completar figuras, promovendo o pensamento computacional ao aplicar sequencialmente habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e execução de algoritmos. Analisar e seguir cada instrução ensina a resolver problemas de forma lógica e sistemática
Pixel- Decifrando o código de coloração
Link de referência: https://www.coquinhos.com/decifrar-o-codigo-de-coloracao/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: CARA A CARA HUMANO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Pixel- Adicionar e Colorir
Link de referência: https://www.coquinhos.com/adicionar-e-colorir/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
CÓDIGO MORSE: Decifre a Palavra
Link de referência: https://www.coquinhos.com/codigo-morse/
Na atividade Decifre a Palavra, o pensamento computacional é aplicado ao usar estratégias lógicas para descobrir uma palavra oculta. Os alunos analisam letras, testam combinações e reconhecem padrões para encontrar a resposta correta. Isso desenvolve habilidades de resolução de problemas e pensamento algorítmico, essenciais não apenas na computação, mas em várias áreas da vida.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: AMIGO OCULTO CRIPTOGRAFADO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Programando com o CODE
Link de referência: https://studio.code.org/hoc/1?lang=pt-BR
Labirinto- Programando com o CODE
Link de referência: https://blockly.games/maze?lang=pt-br
Nessas duas atividades, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: DESENHANDO NO ESCURO (ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade) + 1 cópia por dupla do arquivo pdf PROGRAMADOR_E_COMPUTADOR
Protótipo: Foguete no espaço
Link: https://www.instagram.com/reel/C2IIBQMrDrR/?igsh=MWRlemUwMHFldmtzaQ%3D%3D
Materiais utilizados: canetinha, lápis de cor, lápis de cera, tesoura, cola, papel branco, cartolina preta ou papelão pintado de tinta preta, barbante ou lã e furador de papel.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: VARA DE PESCAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-vara-de-pescar-9656/
PROJETO 2: GEOGRAFIA
PROTÓTIPO: ESCOLA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/geografia-escola-9656/
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: TRANSPORTES
PROTÓTIPO: CAMINHÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-caminhao-9656/
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: SEMÁFORO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-semaforo-carro-9656/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: BALANÇA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-balanca-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: Quadrilha
Link: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-quadrilha-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: catapulta
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-catapulta-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: Semáforo
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-semaforo-wedo/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: Relógio
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-relogio-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: Frevo
Link: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-frevo-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: carregador de celular
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-carregador-de-celular-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: Radar eletrônico
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-radar-eletronico-wedo/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: Caixa registradora
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-caixa-registradora-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: Rodeio
Link: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-rodeio-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: monoplanador
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-motoplanador-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: cancela
LINK:https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-cancela-wedo/
PROJETO 1: CONTROLE COM SETAS
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-setas/
PROJETO 2: JOYSTICK GIGANTE
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-joystick-gigante/
PROJETO 1: ADICIONE UM ATOR
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/adicione-um-ator/
PROJETO 2: ANIME AS LETRAS DO BRASIL
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/anime-letras-brasil/
PROJETO 1: HOMEM PALITO
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/homem-palito/
PROJETO 2: O QUE É UMA ANIMAÇÃO?
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/o-que-e-uma-animacao/
PROJETO 7: PROFISSÕES
PROTÓTIPO: POSTO (FRENTISTA)
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/profissoes-posto-frentista-9656/
PROJETO 8: TECNOLOGIA E ÉTICA
PROTÓTIPO: EMOTICONS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/tecnologia-etica-emoticons-9656/
PROJETO 9: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: ODÔMETRO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-odometro-9656/
PROJETO 10: EDUCAÇÃO FINANCEIRA
PROTÓTIPO: BALANÇA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-financeira-balanca-9656/
PROJETO 11: HISTÓRIA
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-batedeira-9656/
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: GANGORRA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-gangorra-9656/
PROJETO 14: MPB
PROTÓTIPO: BARCO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/mpb-barco-9656/
PROJETO 15: ONU
PROTÓTIPO: MOENDA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-moenda-9656/
PROJETO 16: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: ESCULTURAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pquenos-artistas-escultura-9656/
PROJETO 17: PONTOS TURÍSTICOS
PROTÓTIPO: TREM DO CORCOVADO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pontos-turisticos-trem-do-corcovado-9656/
PROJETO 18: NATAL
PROTÓTIPO: CHAMINÉ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/natal-chamine-9656/
PROJETO 6: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: balanço
LINK:https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-balanco-wedo/
PROJETO 7: MÚSICA
PROTÓTIPO: cantores
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-cantores-wedo/
MARCELLI\ VITOR- LINK EM INGLÊS:
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9: ONU
PROTÓTIPO: atleta fazendo flexão
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-atleta-flexao-wedo/
PROJETO 10: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: robô pintor
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-robo-pintor-wedo/
PROJETO 6: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: cadeiras giratórias
LINK:https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-cadeiras-giratorias-wedo/
PROJETO 7: MÚSICA
PROTÓTIPO: cantores
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/musica-cantores-wedo/
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9: ONU
PROTÓTIPO: catavento
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-catavento-wedo/
PROJETO 10: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: cinema com telas
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-cinema-de-telas-wedo/
PROJETO 6: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: chapéu mexicano
LINK:https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-chapeu-mexicano-wedo/
PROJETO 7: MÚSICA
PROTÓTIPO: piano
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/musica-piano-wedo/
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9: ONU
PROTÓTIPO: bomba de combustível
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-bomba-combustivel-wedo/
PROJETO 10: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: fantoche
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-fantoches-wedo/
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 4: CORPO HUMANO
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 4: BOTÃO SURPRESA
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 4: EMITINDO SONS
DURAÇÃO: 2 AULAS