Fundamental I
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
Protótipo: quadrado e triângulo
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-a1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Qual foi a maior diferença que você percebeu entre as construções?
- Foi fácil construir?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
PROTÓTIPO: CATAVENTO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- A construção ficou de pé?
- Foi difícil utilizar a peça chamada haste para dar movimento ao cata-vento?
- Foi fácil utilizar os conectores?
- O catavento criado pela sua equipe teve movimento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: ANIMAIS
PROTÓTIPO: GATO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- O protótipo ficou parecido com um gato preparando-se para o pulo?
- Qual foi a peça mais utilizada no corpo do gato?
- Sentiu dificuldade em encaixar as hastes na montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: COGUMELO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você identificou as hastes flexíveis com facilidade?
- Quais são as diferenças entre os cogumelos?
- Cada cogumelo tem um conector diferente, você sabe por quê?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: BALÃO DE AR QUENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Como foi a experiência de dar formato ao balão com hastes flexíveis?
- Sentiu dificuldade de estabilizar a construção?
- Você achou que teria de fazer um apoio para o balão?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: Alavancas
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-b1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você percebeu a diferença entre as alavancas montadas?
• Qual alavanca foi mais difícil de construir?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: ABELHA
LINK:https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você encontrou alguma dificuldade no encaixe das hastes laranjas e na montagem da asa da abelha?
- Você mudaria alguma coisa na montagem? O quê?
- Como foi encaixar as peças azuis para formar o corpo da abelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: FRUTAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você identificou a fruta?
- Que outra fruta você gostaria de fazer?
- O que achou de encaixar as hastes flexíveis?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: TORRES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Qual é a importância das peças cinzas e azuis na montagem?
- Você conseguiu identificar as peças que dão forma à torre?
- Como foi a construção do topo da torre?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MPB
PROTÓTIPO: BATERIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você identificou qual era o instrumento musical?
- Qual parte da montagem você achou mais interessante?
- Como você construiria a baqueta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e2/
PROTÓTIPO: Utilize os conceitos de engrenagens e motor, crie um protótipo com movimento que use motor e engrenagens.
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- O que foi construído?
- Usando engrenagem e motor, conseguiu dar movimento ao protótipo?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você conseguiu identificar que o animal construído é um escorpião?
- Sentiu dificuldade em construir a cauda do escorpião?
- Como foi a etapa da montagem das patas do escorpião?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: BALANÇA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- A montagem ficou estabilizada?
- Você teve dificuldade no encaixe das hastes cinzas com os conectores vermelhos para dar movimento à montagem?
- Qual mudança você faria na montagem para a balança ficar no mesmo nível?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: ROBÔ EXPLORADOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Foi possível dar movimento à montagem?
- Houve dificuldade ao encaixar o conector cinza no azul?
- Você faria a montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: DRONE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Qual parte da construção você achou mais difícil?
- Você teve dificuldade em montar as hélices do drone?
- As hélices ficaram com movimento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: poço artesiano e ventilador
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
- Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: ELEFANTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- O elefante ficou de pé?
- Qual parte da construção você achou mais interessante?
- Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
- Você montaria outro alimento? Qual?
- Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
- Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: CINEMA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
- O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
- Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
- Você conseguiu dar movimento à montagem?
- Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: robô
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Quantas hastes foram usadas na montagem?
- Quantos conectores foram usados?
- A montagem ficou de pé?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: CABANA (OCA)
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Você realizou a montagem rapidamente?
- Foi fácil ou difícil fazer a parte redonda superior da oca?
- Como foi encaixar a parte de cima na parte de baixo da oca?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: CASA NA ÁRVORE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Quantos conectores você usou para construir a escada?
- O balanço apresentou algum movimento?
- O que achou da construção das folhas? Você faria diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: GRAMOFONE COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Na construção da corneta, foram utilizadas hastes flexíveis em uma parte específica. Se apenas hastes rígidas fossem usadas, a corneta manteria seu formato original?
- Foi fácil ou difícil construir a parte do disco com movimento?
- Na construção do protótipo do gramofone, você identificou a função da manivela?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Foi possível identificar a função do motor na montagem?
- Como foi construir a engrenagem do moinho?
- Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Programa On-Line
RunMarco: Seguir as Instruções para levar o Marco ou a Sophia para cumprir os objetivos
Link de referência: https://runmarco.com/
O Run Marco é um jogo educativo que introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional para crianças. No jogo, os jogadores orientam o personagem Marco ou Sophia através de uma série de níveis, utilizando comandos visuais para superar obstáculos e alcançar objetivos específicos. Essa abordagem lúdica permite que os alunos desenvolvam habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de forma divertida e interativa.
É um jogo educativo que introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional para crianças. No jogo, os jogadores colocam os comandos em forma de setas para levar o coelho até a cenoura. Essa abordagem lúdica permite que os alunos desenvolvam habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de forma divertida e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
Atividade Sugerida 1: Programa On-Line
Lightbot: Programar o robô para cumprir os objetivos
Link de referência: https://www.lightbot.lu/
Lightbot é um jogo educativo que ensina conceitos básicos de programação, como lógica sequencial, procedimentos e loops, através de desafios onde o jogador programa um robô para acender lâmpadas em um tabuleiro. Ele promove o pensamento crítico e a resolução de problemas, tornando o aprendizado de programação interativo e divertido.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento – 1 cópia por aluno.
2º ANO PDF (CLIQUE AQUI)
gabarito (CLIQUE AQUI)
3º ANO PDF (CLIQUE AQUI)
gabarito (CLIQUE AQUI)
Atividade Sugerida 1: Programa On-Line
Cargo-Bot: Programar para levar as caixas até o seu objetivo
Link de referência: https://i4ds.github.io/CargoBot/?state=1
Cargo-Bot é um jogo de lógica onde o jogador programa um braço robótico para mover caixas, criando sequências de comandos para resolver desafios. O jogo ensina conceitos como sequências, loops e condicionais, promovendo habilidades de resolução de problemas e pensamento computacional. É ideal para introduzir crianças à lógica de programação de forma divertida e gradual.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento – 1 cópia por aluno.
4º ANO PDF (CLIQUE AQUI)
gabarito (CLIQUE AQUI)
5º ANO PDF (CLIQUE AQUI)
gabarito (CLIQUE AQUI)
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=mqvrV6VCZrY&t=1s
Duração: 3 AULAS
Justificativa: visa desenvolver a criatividade e a coordenação motora dos alunos , proporcionando uma experiência lúdica e prática. Ao utilizar materiais como rolos de papel higiênico e tampas de garrafa, as crianças estimulam sua imaginação e expressão artística na criação das marionetes. A atividade também incentiva a colaboração e a comunicação, permitindo que os alunos apresentem suas criações e encenem histórias, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
• dois rolos de papel higiênico
• tesoura sem ponta
• cola
• lápis para fazer os furos
• canetinhas ou tinta guache para decoração
• régua
• palito de picolé
• barbante (2 pedaços médio e 1 grande)
• 4 tampas de garrafa pet furadas
• 2 pedaços de folhas coloridas de acordo com o animal que será criado. (as folhas podem ser substituídas por tinta guache ou papel branco e ser decorado pelo aluno).
Dica: não é necessário furar o palito de picolé, você pode amarrar conforme imagem.
Protótipo: AVIÃO COM GARRA PET
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=6WLWHwVEmyI
Justificativa: tem como objetivo ensinar sobre como os aviões funcionam e a importância da reciclagem. Ao criar aviões com garrafas PET, os alunos desenvolvem habilidades manuais e podem soltar a imaginação. Essa atividade também ajuda a entender melhor a ciência por trás dos aviões, tornando o aprendizado divertido e interessante.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
• garrafa pet
• cola branca
• tesoura sem ponta
• folha A4 branca
• folha papel vergê azul ou colorida
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: FOGUETE
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=IZzwij0ttGg
Justificativa: ensina alunos sobre ciência de maneira divertida, permitindo que eles construam seus próprios foguetes, usando materiais simples como papel e papelão, as crianças melhoram suas habilidades manuais e soltam a imaginação. Essa atividade torna o aprendizado sobre foguetes e o espaço mais interessante.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
• folha de papel vergê amarelo ou colorido
• 2 folhas de papel vergê vermelho ou colorido
• lápis
• régua
• tesoura sem ponta
• cola branca
• compasso (substituir por tampa de lata de leite ou qualquer objeto em forma de círculo)
• pedaço de papelão
Protótipo: ROLETA
Justificativa: permite que alunos trabalhem em equipe para criar uma roleta personalizada, desenvolvendo habilidades sociais como comunicação e cooperação. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e interativo, integrando conteúdo curricular de forma lúdica.
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=PrOU6lzfv2U
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será em equipe com 4 participantes.
• tesoura sem ponta
• cola branca
• compasso ou qualquer objeto em forma de círculo
• papelão
• lápis
• régua
• cola de artesanato
• canudo
• papéis coloridos
• figuras de acordo com o tema escolhido para o jogo (no exemplo: o tema usado foi descobertas e invenções e as figuras representam este tema.
• 2 palitos de churrasco
Dica para o professor: após a construção, seguem algumas sugestões para brincar usando a roleta:
• perguntas e respostas sobre diferentes temas;
• desafios físicos, como pular ou imitar animais;
• representar emoções por mímica ou contar histórias;
• prêmios e tarefas engraçadas, como cantar ou imitar;
• desenhar temas sorteados, como animais ou objetos, para que os colegas adivinhem.
Essas atividades são divertidas e educativas, incentivando o aprendizado e a colaboração.
Protótipo: ROLETA
Justificativa: permite que alunos trabalhem em equipe para criar uma roleta personalizada, desenvolvendo habilidades sociais como comunicação e cooperação. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e interativo, integrando conteúdo curricular de forma lúdica.
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=PrOU6lzfv2U
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será em equipe com 4 participantes.
• tesoura sem ponta
• cola branca
• compasso ou qualquer objeto em forma de círculo
• papelão
• lápis
• régua
• cola de artesanato
• canudo
• papéis coloridos
• figuras de acordo com o tema escolhido para o jogo (no exemplo: o tema usado foi descobertas e invenções e as figuras representam este tema.
• 2 palitos de churrasco
Dica para o professor: após a construção, seguem algumas sugestões para brincar usando a roleta:
• perguntas e respostas sobre diferentes temas;
• desafios físicos, como pular ou imitar animais;
• representar emoções por mímica ou contar histórias;
• prêmios e tarefas engraçadas, como cantar ou imitar;
• desenhar temas sorteados, como animais ou objetos, para que os colegas adivinhem.
Essas atividades são divertidas e educativas, incentivando o aprendizado e a colaboração.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
Link: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-a1/
PROTÓTIPO: QUADRADO E TRIÂNGULO
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
Link: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CATA-VENTO
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A construção ficou de pé?
• Foi difícil utilizar a peça chamada haste para dar movimento ao cata-vento?
• Foi fácil utilizar os conectores?
• O catavento criado pela sua equipe teve movimento?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 4: ANIMAIS
Link: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GATO
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• O protótipo ficou parecido com um gato preparando-se para o pulo?
• Qual foi a peça mais utilizada no corpo do gato?
• Sentiu dificuldade em encaixar as hastes na montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 5: AMAZÔNIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: COGUMELO
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você identificou as hastes flexíveis com facilidade?
• Quais são as diferenças entre os cogumelos?
• Cada cogumelo tem um conector diferente, você sabe por quê?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: CIÊNCIA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1
PROTÓTIPO: BALÃO DE AR QUENTE
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi a experiência de dar formato ao balão com hastes flexíveis?
• Sentiu dificuldade de estabilizar a construção?
• Você achou que teria de fazer um apoio para o balão?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FLOR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você consegue criar outra espécie de flor?
• Podemos construir uma base para a flor ficar em pé?
• Que parte da construção foi mais difícil?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FLAUTA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Qual foi a maior dificuldade na montagem?
• Foi fácil encaixar as hastes nos conectores?
• No fim da montagem, você identificou que era uma flauta?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: ESTRUTURAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PONTE
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Só com as hastes flexíveis conseguimos dar formato à ponte?
• As hastes brancas só ligaram um conector ao outro ou também foram necessárias para que a ponte ficasse de pé?
• Você sentiu dificuldade para construir alguma das partes da ponte?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BARCO A VELA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você sentiu dificuldade em utilizar as hastes flexíveis para fazer a base do barco?
• Quantos conectores amarelos foram usados na montagem?
• Sua montagem ficou firme ou não?
• Você conseguiu finalizar a montagem?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-b1/
PROTÓTIPO: ALAVANCAS
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3:VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ABELHA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você encontrou alguma dificuldade no encaixe das hastes laranjas e na montagem da asa da abelha?
• Você mudaria alguma coisa na montagem? O quê?
• Como foi encaixar as peças azuis para formar o corpo da abelha?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FRUTAS
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você identificou a fruta?
• Que outra fruta você gostaria de fazer?
• O que achou de encaixar as hastes flexíveis?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: ESTRUTURAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: TORRES
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Qual é a importância das peças cinzas e azuis na montagem?
• Você conseguiu identificar as peças que dão forma à torre?
• Como foi a construção do topo da torre?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BATERIA
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Você identificou qual era o instrumento musical?
• Qual parte da montagem você achou mais interessante?
• Como você construiria a baqueta?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 8: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: AVIÃO
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi fazer a montagem?
• Ela ficou estável?
• As asas ficaram simétricas?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BICICLETA
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi fácil identificar qual era a parte da frente e a parte de trás da montagem?
• Foi difícil encaixar o conector verde com eixo branco na construção do banco?
• Você acha possível acrescentar um acessório na bicicleta? Exemplo: cesta ou apoio de garrafa.
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: PEQUENOS ARTISTAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCULTURA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Como foi encaixar as hastes azuis na montagem?
• Essa montagem é simétrica (os lados ficaram iguais)? Por quê?
• Você identificou que era uma escultura?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SURFISTA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• Foi fácil fazer o corpo do surfista?
• Você faria a prancha de outra forma?
• Você sabe por que o surfista ficou um pouco inclinado na prancha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e2/
PROTÓTIPO: Utilize os conceitos de engrenagens e motor, crie um protótipo com movimento que use motor e engrenagens.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você conseguiu identificar que o animal construído é um escorpião?
• Sentiu dificuldade em construir a cauda do escorpião?
• Como foi a etapa da montagem das patas do escorpião?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BALANÇA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A montagem ficou estabilizada?
• Você teve dificuldade no encaixe das hastes cinzas com os conectores vermelhos para dar movimento à montagem?
• Qual mudança você faria na montagem para a balança ficar no mesmo nível?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: CIÊNCIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ROBÔ EXPLORADOR
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
: • Foi possível dar movimento à montagem?
• Houve dificuldade ao encaixar o conector cinza no azul?
• Você faria a montagem de outra forma?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: DRONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da construção você achou mais difícil?
• Você teve dificuldade em montar as hélices do drone?
• As hélices ficaram com movimento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: ANIMAIS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAPO
Responda às perguntas e compartilhe-as com os colegas.
• Como foi construir as patas do sapo?
• Você sentiu dificuldade em manusear as hastes verdes flexíveis para a construção da base da montagem?
• A base do sapo ficou firme?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PÁSSARO
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas devem compartilhar a experiência, respondendo às perguntas:
• Você teve facilidade no encaixe das peças azuis para formar a base do corpo do pássaro? • Os pés do pássaro ficaram estáveis?
• Você identificou rapidamente que era um pássaro?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: VIOLÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da montagem você achou mais difícil?
• Você teve facilidade em manusear as hastes que compõem as cordas do violão?
• Você teve dificuldade em construir a base do violão?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CANOAGEM
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Você faria o remo de uma outra forma? Quais peças usaria?
•Quais os tipos de peças que são usadas na construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ELEFANTE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• O elefante ficou de pé?
• Qual parte da construção você achou mais interessante?
• Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
• Você montaria outro alimento? Qual?
• Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
• Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: PEQUENOS ARTISTAS
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CINEMA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
• O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
• Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
• Você conseguiu dar movimento à montagem?
• Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAXOFONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
• Percebeu que a montagem não é simétrica?
• Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SATÉLITE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte foi mais difícil de montar?
• Foi fácil colocar o motor?
• Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: HISTÓRIA/ INVENÇÕES
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FURADEIRA COM MOTOR
PERGUNTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CESTA DE BASQUETE ESTRUTURAL
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi possível arremessar a bola na cesta?
• O motor funcionou corretamente?
• Qual a parte mais difícil da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e1/
PROTÓTIPO: ROBÔ
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CABANA (OCA)
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você realizou a montagem rapidamente?
• Foi fácil ou difícil fazer a parte redonda superior da oca?
• Como foi encaixar a parte de cima na parte de baixo da oca?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 4: ESTRUTURAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CASA NA ÁRVORE
Ao finalizar a construção do protótipo, converse sobre a experiência com os colegas de turma respondendo às perguntas:
• Quantos conectores você usou para construir a escada?
• O balanço apresentou algum movimento?
• O que achou da construção das folhas? Você faria diferente?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 5: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GRAMOFONE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na construção da corneta, foram utilizadas hastes flexíveis em uma parte específica. Se apenas hastes rígidas fossem usadas, a corneta manteria seu formato original?
• Foi fácil ou difícil construir a parte do disco com movimento?
• Na construção do protótipo do gramofone, você identificou a função da manivela?
Após finalizar a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PEIXE COM MOTOR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas:
• Das várias camadas dessa montagem, qual delas você achou mais difícil de montar?
• Ao ligar o motor, as nadadeiras funcionaram?
• Há algo que você mudaria na montagem caso pudesse refazê-la?
Após resolver as questões, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 9: HISTÓRIA E INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: TRATOR COM MOTOR
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
• O protótipo do trator andou corretamente?
• Foi difícil encaixar a esteira nas rodas?
• Conseguiu deixar o motor inclinado na montagem?
Em seguida, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: MPB
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PIANO
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
•Você sabe qual a função da peça roxa na construção?
•Quantas hastes verdes foram usadas na montagem?
• Se as argolas azuis forem retiradas da montagem, o que acontece com a construção?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ATLETA PARAOLÍMPICO COM MOTOR (CADEIRANTE)
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência. Agora, responda às perguntas:
• Que movimento o motor causa na montagem?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Como você já respondeu às questões, organize as peças do kit e guarde-o.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: ARCO E FLECHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Quantas peças foram utilizadas para criar a flecha?
Qual a função do elástico no protótipo?
A finalidade do conector preto é apoiar a flecha. Está correta essa afirmação?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: MOSAICO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
Na construção do mosaico foram utilizadas peças flexíveis? Quais?
O conector roxo exerce alguma função ou está servindo apenas de decoração?
Qual a imagem do mosaico?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: BALANÇO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Quantas peças foram utilizadas para criar o assento do balanço?
• O balanço ficou estável?
• O balanço criado pela sua equipe teve movimento?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: ÔNIBUS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
Qual a menor quantidade de peças utilizadas? E qual a sua cor?
Quantos formatos de peças diferentes foram utilizadas para construir a roda do ônibus?
Qual a peça de ligação entre a roda e a carroceria do ônibus?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: VARA DE PESCAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Qual a função do conector verde na vara de pescar?
Na montagem foram utilizadas diferentes tamanhos de hastes, qual a cor da menor?E da maior?
A vara de pescar ficou de pé?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: ÁRVORE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
A base da montagem ficou estável?
Como foi encaixar os conectores verdes para construir as folhas?
Você faria a árvore de outro jeito? Como?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: SKATE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Você já andou de skate?
Foi difícil encaixar os conectores cinzas para construir a roda?
Nesta montagem foram utilizadas peças auxiliares?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: RADAR ESPACIAL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
Foi difícil encaixar as hastes verdes do radar?
Como foi encaixar as peças cinzas nas peças azuis?
A haste vermelha na montagem
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: RODA D’ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• A base da montagem ficou estável?
• Na montagem você faria as pás da roda de forma diferente? Como?
• Qual a função do encaixe do conector cinza no azul?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: TEATRO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Você conseguiu identificar que era um teatro?
• Foi difícil encaixar as peças cinzas com as azuis?
• Você usaria outras peças para fazer os personagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: CADEIRAS VOADORAS COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você conseguiu visualizar os encaixes dos conectores cinzas da parte superior da montagem?
• Sentiu dificuldade no encaixe do motor, para dar movimento na montagem?
• A montagem ficou estável?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
PROTÓTIPO: TRICICLO ELÉTRICO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Conseguiu identificar com facilidade a parte do encaixe das rodas?
• Como foi o encaixe dos conectores azuis?
• Você montou um protótipo capaz de se locomover?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Que parte da construção sentiu dificuldades?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: CARROSSEL COM MOTOR
LINK FUND1: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Qual é o principal objetivo da montagem? Você conseguiu atingi-lo?
Foi fácil montar a base de encaixe do motor?
Sentiu alguma dificuldade durante a construção?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: FOGUETE
LINK FUND 1:https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• A montagem tem algum movimento?
• Qual é a importância da peça (conector branco) no topo do foguete?
• Ainda analisando o topo do foguete, a peça (conector amarelo) pode realizar a mesma função que a peça (conector verde)?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO DE VENTO
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Sentiu dificuldades na construção do moinho de vento?
As pás se movimentaram corretamente?
O motor foi colocado na posição correta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: BAILARINA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Ao término da montagem, você conseguiu identificar rapidamente que se tratava de uma bailarina?
• Foi fácil ou difícil encaixar os conectores amarelos e laranjas para montar as pernas da bailarina?
• O que achou da parte da cabeça e dos olhos da montagem? Faria algo diferente?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: POD SPINNER COM MOTOR
LINK FUND1: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Foi difícil fazer essa montagem?
• Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
• Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: BALEIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Você conseguiu identificar a baleia na construção?
Foi difícil fazer uma montagem com tantas peças?
Qual é o nome da peça usada para construir o espiráculo (orifício por onde a baleia solta a água do mar)?
Por fim, guarde todos os materiais.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: CONTROLE COM SETAS
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-setas/
PROJETO 2: JOYSTICK GIGANTE
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-joystick-gigante/
Atividade Sugerida 1: Programa On-Line
Ditado Gráfico: Seguir as Instruções para Desenhar
Link de referência: https://www.coquinhos.com/seguir-as-instrucoes-para-desenhar/
No jogo do ditado gráfico, as crianças seguem instruções de desenho para completar figuras, promovendo o pensamento computacional ao aplicar sequencialmente habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e execução de algoritmos. Analisar e seguir cada instrução ensina a resolver problemas de forma lógica e sistemática
Pixel- Decifrando o código de coloração
Link de referência: https://www.coquinhos.com/decifrar-o-codigo-de-coloracao/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: CARA A CARA HUMANO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Pixel- Adicionar e Colorir
Link de referência: https://www.coquinhos.com/adicionar-e-colorir/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
CÓDIGO MORSE: Decifre a Palavra
Link de referência: https://www.coquinhos.com/codigo-morse/
Na atividade Decifre a Palavra, o pensamento computacional é aplicado ao usar estratégias lógicas para descobrir uma palavra oculta. Os alunos analisam letras, testam combinações e reconhecem padrões para encontrar a resposta correta. Isso desenvolve habilidades de resolução de problemas e pensamento algorítmico, essenciais não apenas na computação, mas em várias áreas da vida.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: AMIGO OCULTO CRIPTOGRAFADO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Programando com o CODE
Link de referência: https://studio.code.org/hoc/1?lang=pt-BR
Labirinto- Programando com o CODE
Link de referência: https://blockly.games/maze?lang=pt-br
Nessas duas atividades, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: DESENHANDO NO ESCURO (ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade) + 1 cópia por dupla do arquivo pdf PROGRAMADOR_E_COMPUTADOR
Protótipo: Foguete no espaço
Link: https://www.instagram.com/reel/C2IIBQMrDrR/?igsh=MWRlemUwMHFldmtzaQ%3D%3D
Materiais utilizados: canetinha, lápis de cor, lápis de cera, tesoura, cola, papel branco, cartolina preta ou papelão pintado de tinta preta, barbante ou lã e furador de papel.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: MARTELO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
De todas as peças, qual foi a mais difícil de encaixar?
Qual foi o conector mais usado nessa montagem?
Você pensou em outra forma de construir o martelo?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 2: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
PROTÓTIPO: LIXEIRA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
Na construção da lixeira foram utilizadas peças flexíveis? Quais?
Qual o conector mais utilizado na lixeira: branco, verde ou amarelo?
A construção ficou de pé?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 3 : Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: HELICÓPTERO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Você sentiu dificuldade na construção da base para manter o helicóptero em pé?
Quantas hastes foram necessárias para fazer a hélice?
Você pensou na possibilidade de fazer essa montagem em um tamanho maior? como?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: PEIXE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
O protótipo ficou parecido com um peixe?
Qual a cor da peça mais utilizada no protótipo?
Qual a peça utilizada para fazer a barbatana do peixe?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 6: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: CAVALO MARINHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
Quantos tipos de hastes foram utilizadas nessa construção?
Qual a peça foi utilizada para representar o focinho na construção?
Você sentiu dificuldades na construção da cauda do cavalo marinho?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: NATAL
PROTÓTIPO: ESTRELA
LINK:https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Na construção da estrela foi utilizada alguma peça auxiliar?
Quantos tipos de conectores foram utilizados para fazer a estrela?
A montagem ficou parecida com uma estrela de natal?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 9: FÉRIAS
PROTÓTIPO: SORVETE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
Qual a peça utilizada para criar o formato da bola do sorvete?
O que achou de construir a casquinha de um sorvete com as peças de encaixe?
Você identificou a imagem de um sorvete na montagem ?
PROJETO 10: FÉRIAS
PROTÓTIPO: PIPA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Como foi a experiência de dar formato a pipa com as peças de encaixe?
Na montagem da pipa, qual o conector realizou a função da rabiola?
Quantos tipos de peças auxiliares foram utilizadas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: CÂMERA FOTOGRÁFICA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Você identificou que era uma câmera fotográfica?
• Qual parte da montagem você achou mais interessante?
• Que outra peça você utilizaria para construir a lente da câmera?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 2: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
PROTÓTIPO: CAMINHÃO DE LIXO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• Por qual motivo os conectores cinza precisam se encaixar?
• Quantos tamanhos diferentes de hastes foram utilizados na montagem?
• Sentiu dificuldades em encaixar as peças flexíveis?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: ASA DELTA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Foi fácil fazer a estrutura da asa delta? E do piloto?
Você faria a asa de outra forma?
Que outra haste você utilizaria para fazer a barra de controle horizontal?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: GOLFINHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
O golfinho ficou na posição de mergulho?
Na montagem da nadadeira do golfinho, quais peças foram utilizadas?
Achou difícil encaixar o conector cinza no azul?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 6: ANIMAIS
PROTÓTIPO: MACACO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
Como foi o encaixe dos membros no corpo do macaco?
Que outras peças você usaria para fazer os olhos e o nariz do macaco?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: MEIOS DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: AVIÃO MODELO 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi fazer a montagem?
• Ela ficou estável?
• As asas ficaram simétricas?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 9: NATAL
PROTÓTIPO: RENA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• A montagem ficou de pé?
• Na montagem foram utilizadas quantos tamanhos de hastes?
• As peças auxiliares utilizadas na montagem exerceram a função de acabamento, espaçamento ou ligação?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 10: FÉRIAS
PROTÓTIPO: ÓCULOS DE MERGULHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Onde as hastes flexíveis foram aplicadas na montagem?
• Na montagem você faria as lentes do óculos de outra forma? Qual?
• Qual a função do conector na cor laranja?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: GARRA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• O mecanismo manual da garra funcionou?
• Qual foi a etapa mais difícil no momento da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2:MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
PROTÓTIPO: EMPILHADEIRA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
• Em qual parte da montagem você encontrou mais dificuldade para montar?
• Conseguiu dar movimento ao garfo da empilhadeira?
• Você achou que a montagem tem muitas peças?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: ESPORTE E SAÚDE
PROTÓTIPO: CARRINHO DE GOLFE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Você sentiu dificuldade no encaixe dos conectores cinzas?
• Foi difícil montar o teto do carro?
• Você conseguiu dar movimento à construção?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 5: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: CASTELO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Como foi montar a estrutura de um castelo?
Qual a haste mais utilizada na montagem?
A base do castelo ficou estável?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 6: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: ÁGUA VIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
O conector verde representa qual parte da água viva?
Qual a haste foi menos usada?
No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma água viva?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: MEIO DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: CARRO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Foi difícil encaixar o motor?
Conseguiu dar movimento à montagem?
Mudaria algo no protótipo?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 9: NATAL
PROTÓTIPO: PRESENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
Somente é possível fazer o laço do presente com hastes flexíveis. Essa afirmação está correta?
Qual a função da peça preta? Você acha que ela é importante na construção?
Qual a diferença dos conectores vermelhos para os amarelos na construção da estrutura do presente?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 10: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: RODA GIGANTE COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Você sentiu dificuldade para encaixar o motor em pé na montagem?
• Sua montagem girou com facilidade?
• Qual parte da montagem você achou mais complicada?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: DINOSSAURO
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• O dinossauro ficou estável e de pé?
• Como foi encaixar as peças para a montagem do dinossauro?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 2: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: HIDROAVIÃO
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Como foi unir os conectores azul, vermelho, cinza e verde para criar a estrutura do avião?
• Na montagem foram usadas polias ou engrenagens?
• Você faria o flutuador (casco na parte inferior que boia na água e permite o pouso) de outra forma?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: TORRE EIFFEL
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
A torre se manteve em equilíbrio?
Na construção da torre foram utilizadas peças flexíveis?
Qual a parte da construção foi mais difícil a base ou o topo da torre?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: PIRÂMIDE
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
A pirâmide ficou estável
Foi possível identificar que era um protótipo de uma pirâmide?
Quantos tipos de conectores foram utilizados na montagem?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 6: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: TARTARUGA MARINHA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
O protótipo se parece com uma tartaruga?
Quais as peças foram utilizadas para fazer as nadadeiras?
Qual a peça mais utilizada para reproduzir a concha da tartaruga?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: MEIO DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: ÔNIBUS COM MOTOR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/aulas/4-Knex/Fund%201/transporte/index.html
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
• Quais peças foram usadas para prender as polias?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 9: NATAL
PROTÓTIPO: ÁRVORE DE NATAL
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi difícil encaixar o motor na montagem da árvore?
• Foi fácil construir a estrela?Faria algo diferente?
• O movimento da árvore de natal ficou correto?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 10: FÉRIAS
PROTÓTIPO: CELEIRO
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Na construção do celeiro foram usados uma grande quantidade de conectores verdes. Você identificou por qual motivo?
As hastes amarelas estão em qual parte da montagem?
Na montagem foram utilizadas peças auxiliares? Quantas? Qual foi utilizada em maior quantidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: ÔNIBUS ESPACIAL
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi construir a parte interna da montagem do ônibus espacial?
• A montagem se movimenta?
• Quanto à parte lateral da montagem, foi fácil encaixar as hastes verdes nos conectores vermelhos?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 2: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
PROTÓTIPO: HELICÓPTERO DE RESGATE
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• Como foi fixar o motor na montagem?
• As hastes flexíveis foram importantes na construção da cabine?
• Você faria a hélice do helicóptero em outro formato?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: VIAGEM AO MUNDO
PROTÓTIPO: BUGRE DAS DUNAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Foi difícil fazer o encaixe das rodas?
Você identificou na montagem o uso de peças auxiliares? Elas estão exercendo a função de acabamento, espaçamento ou ligação apenas?
De que outra forma você faria o parachoque do bugre?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: FRANGO
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• O protótipo ficou de pé?
• Se retiramos as hastes amarelas que formam o pé do frango, ele continua estável?
• Foi possível identificar que era um protótipo de um frango?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 6: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: SUBMARINO
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
A montagem ficou parecida com um submarino?
Você identificou na montagem o uso de peças auxiliares? Elas estão exercendo a função de acabamento, espaçamento ou ligação apenas?
Qual a peça em maior quantidade que foi usada na construção da hélice?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: MEIO DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: TREM COM MOTOR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
• Os vagões ficaram em sintonia?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 9: NATAL
PROTÓTIPO: BONECO DE NEVE
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
Qual o conector mais utilizado na montagem?
Você identificou na montagem o uso de uma peça auxiliar? Ela está exercendo a função de acabamento ou espaçamento?
Quantos tipos de hastes foram necessárias para a montagem do boneco de neve?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 10: FÉRIAS
PROTÓTIPO: RODA GIGANTE COM MOTOR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Você realizou a montagem rapidamente?
Qual outra forma você faria os assentos da roda gigante?
A roda gigante efetuou o movimento corretamente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 4: CORPO HUMANO
DURAÇÃO: 1 AULA