Fundamental I
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
Link: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-a1/
PROTÓTIPO: QUADRADO E TRIÂNGULO
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
Link: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CATA-VENTO
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A construção ficou de pé?
• Foi difícil utilizar a peça chamada haste para dar movimento ao cata-vento?
• Foi fácil utilizar os conectores?
• O catavento criado pela sua equipe teve movimento?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 4: ANIMAIS
Link: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GATO
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• O protótipo ficou parecido com um gato preparando-se para o pulo?
• Qual foi a peça mais utilizada no corpo do gato?
• Sentiu dificuldade em encaixar as hastes na montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 5: AMAZÔNIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: COGUMELO
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você identificou as hastes flexíveis com facilidade?
• Quais são as diferenças entre os cogumelos?
• Cada cogumelo tem um conector diferente, você sabe por quê?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: CIÊNCIA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1
PROTÓTIPO: BALÃO DE AR QUENTE
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi a experiência de dar formato ao balão com hastes flexíveis?
• Sentiu dificuldade de estabilizar a construção?
• Você achou que teria de fazer um apoio para o balão?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FLOR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você consegue criar outra espécie de flor?
• Podemos construir uma base para a flor ficar em pé?
• Que parte da construção foi mais difícil?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FLAUTA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Qual foi a maior dificuldade na montagem?
• Foi fácil encaixar as hastes nos conectores?
• No fim da montagem, você identificou que era uma flauta?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: ESTRUTURAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PONTE
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Só com as hastes flexíveis conseguimos dar formato à ponte?
• As hastes brancas só ligaram um conector ao outro ou também foram necessárias para que a ponte ficasse de pé?
• Você sentiu dificuldade para construir alguma das partes da ponte?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BARCO A VELA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você sentiu dificuldade em utilizar as hastes flexíveis para fazer a base do barco?
• Quantos conectores amarelos foram usados na montagem?
• Sua montagem ficou firme ou não?
• Você conseguiu finalizar a montagem?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-b1/
PROTÓTIPO: ALAVANCAS
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3:VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ABELHA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você encontrou alguma dificuldade no encaixe das hastes laranjas e na montagem da asa da abelha?
• Você mudaria alguma coisa na montagem? O quê?
• Como foi encaixar as peças azuis para formar o corpo da abelha?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FRUTAS
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você identificou a fruta?
• Que outra fruta você gostaria de fazer?
• O que achou de encaixar as hastes flexíveis?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: ESTRUTURAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: TORRES
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Qual é a importância das peças cinzas e azuis na montagem?
• Você conseguiu identificar as peças que dão forma à torre?
• Como foi a construção do topo da torre?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BATERIA
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Você identificou qual era o instrumento musical?
• Qual parte da montagem você achou mais interessante?
• Como você construiria a baqueta?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 8: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: AVIÃO
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi fazer a montagem?
• Ela ficou estável?
• As asas ficaram simétricas?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BICICLETA
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi fácil identificar qual era a parte da frente e a parte de trás da montagem?
• Foi difícil encaixar o conector verde com eixo branco na construção do banco?
• Você acha possível acrescentar um acessório na bicicleta? Exemplo: cesta ou apoio de garrafa.
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: PEQUENOS ARTISTAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCULTURA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Como foi encaixar as hastes azuis na montagem?
• Essa montagem é simétrica (os lados ficaram iguais)? Por quê?
• Você identificou que era uma escultura?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SURFISTA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• Foi fácil fazer o corpo do surfista?
• Você faria a prancha de outra forma?
• Você sabe por que o surfista ficou um pouco inclinado na prancha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-b1/
PROTÓTIPO: ALAVANCAS
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3:VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ABELHA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você encontrou alguma dificuldade no encaixe das hastes laranjas e na montagem da asa da abelha?
• Você mudaria alguma coisa na montagem? O quê?
• Como foi encaixar as peças azuis para formar o corpo da abelha?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FRUTAS
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você identificou a fruta?
• Que outra fruta você gostaria de fazer?
• O que achou de encaixar as hastes flexíveis?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: ESTRUTURAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: TORRES
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Qual é a importância das peças cinzas e azuis na montagem?
• Você conseguiu identificar as peças que dão forma à torre?
• Como foi a construção do topo da torre?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BATERIA
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Você identificou qual era o instrumento musical?
• Qual parte da montagem você achou mais interessante?
• Como você construiria a baqueta?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 8: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: AVIÃO
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi fazer a montagem?
• Ela ficou estável?
• As asas ficaram simétricas?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BICICLETA
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi fácil identificar qual era a parte da frente e a parte de trás da montagem?
• Foi difícil encaixar o conector verde com eixo branco na construção do banco?
• Você acha possível acrescentar um acessório na bicicleta? Exemplo: cesta ou apoio de garrafa.
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: PEQUENOS ARTISTAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCULTURA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Como foi encaixar as hastes azuis na montagem?
• Essa montagem é simétrica (os lados ficaram iguais)? Por quê?
• Você identificou que era uma escultura?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SURFISTA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• Foi fácil fazer o corpo do surfista?
• Você faria a prancha de outra forma?
• Você sabe por que o surfista ficou um pouco inclinado na prancha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e2/
PROTÓTIPO: Utilize os conceitos de engrenagens e motor, crie um protótipo com movimento que use motor e engrenagens.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você conseguiu identificar que o animal construído é um escorpião?
• Sentiu dificuldade em construir a cauda do escorpião?
• Como foi a etapa da montagem das patas do escorpião?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BALANÇA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A montagem ficou estabilizada?
• Você teve dificuldade no encaixe das hastes cinzas com os conectores vermelhos para dar movimento à montagem?
• Qual mudança você faria na montagem para a balança ficar no mesmo nível?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: CIÊNCIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ROBÔ EXPLORADOR
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
: • Foi possível dar movimento à montagem?
• Houve dificuldade ao encaixar o conector cinza no azul?
• Você faria a montagem de outra forma?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: DRONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da construção você achou mais difícil?
• Você teve dificuldade em montar as hélices do drone?
• As hélices ficaram com movimento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: ANIMAIS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAPO
Responda às perguntas e compartilhe-as com os colegas.
• Como foi construir as patas do sapo?
• Você sentiu dificuldade em manusear as hastes verdes flexíveis para a construção da base da montagem?
• A base do sapo ficou firme?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PÁSSARO
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas devem compartilhar a experiência, respondendo às perguntas:
• Você teve facilidade no encaixe das peças azuis para formar a base do corpo do pássaro? • Os pés do pássaro ficaram estáveis?
• Você identificou rapidamente que era um pássaro?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: VIOLÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da montagem você achou mais difícil?
• Você teve facilidade em manusear as hastes que compõem as cordas do violão?
• Você teve dificuldade em construir a base do violão?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CANOAGEM
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Você faria o remo de uma outra forma? Quais peças usaria?
•Quais os tipos de peças que são usadas na construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e2/
PROTÓTIPO: Utilize os conceitos de engrenagens e motor, crie um protótipo com movimento que use motor e engrenagens.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você conseguiu identificar que o animal construído é um escorpião?
• Sentiu dificuldade em construir a cauda do escorpião?
• Como foi a etapa da montagem das patas do escorpião?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BALANÇA
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A montagem ficou estabilizada?
• Você teve dificuldade no encaixe das hastes cinzas com os conectores vermelhos para dar movimento à montagem?
• Qual mudança você faria na montagem para a balança ficar no mesmo nível?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: CIÊNCIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ROBÔ EXPLORADOR
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
: • Foi possível dar movimento à montagem?
• Houve dificuldade ao encaixar o conector cinza no azul?
• Você faria a montagem de outra forma?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: DRONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da construção você achou mais difícil?
• Você teve dificuldade em montar as hélices do drone?
• As hélices ficaram com movimento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: ANIMAIS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAPO
Responda às perguntas e compartilhe-as com os colegas.
• Como foi construir as patas do sapo?
• Você sentiu dificuldade em manusear as hastes verdes flexíveis para a construção da base da montagem?
• A base do sapo ficou firme?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PÁSSARO
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas devem compartilhar a experiência, respondendo às perguntas:
• Você teve facilidade no encaixe das peças azuis para formar a base do corpo do pássaro? • Os pés do pássaro ficaram estáveis?
• Você identificou rapidamente que era um pássaro?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: VIOLÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da montagem você achou mais difícil?
• Você teve facilidade em manusear as hastes que compõem as cordas do violão?
• Você teve dificuldade em construir a base do violão?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CANOAGEM
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Você faria o remo de uma outra forma? Quais peças usaria?
•Quais os tipos de peças que são usadas na construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: SIGA O MOUSE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: ANIME UM NOME
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-nome/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: SIGA O MOUSE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: ANIME UM NOME
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-nome/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: ARCO E FLECHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Quantas peças foram utilizadas para criar a flecha?
• Qual a função do elástico no protótipo?
• A finalidade do conector preto é apoiar a flecha. Está correta essa afirmação?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: MOSAICO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na construção do mosaico foram utilizadas peças flexíveis? Quais?
• O conector roxo exerce alguma função ou está servindo apenas de decoração?
• Qual a imagem do mosaico?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: BALANÇO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Quantas peças foram utilizadas para criar o assento do balanço?
• O balanço ficou estável?
• O balanço criado pela sua equipe teve movimento?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: ÔNIBUS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Qual a menor quantidade de peças utilizadas? E qual a sua cor?
• Quantos formatos de peças diferentes foram utilizadas para construir a roda do ônibus?
• Qual a peça de ligação entre a roda e a carroceria do ônibus?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: VARA DE PESCAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Qual a função do conector verde na vara de pescar?
• Na montagem foram utilizadas diferentes tamanhos de hastes, qual a cor da menor?E da maior?
• A vara de pescar ficou de pé?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: ÁRVORE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• A base da montagem ficou estável?
• Como foi encaixar os conectores verdes para construir as folhas?
• Você faria a árvore de outro jeito? Como?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: SKATE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você já andou de skate?
• Foi difícil encaixar os conectores cinzas para construir a roda?
• Nesta montagem foram utilizadas peças auxiliares?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: RADAR ESPACIAL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi difícil encaixar as hastes verdes do radar?
• Como foi encaixar as peças cinzas nas peças azuis?
• A haste vermelha na montagem
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: RODA D´ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• A base da montagem ficou estável?
• Na montagem você faria as pás da roda de forma diferente? Como?
• Qual a função do encaixe do conector cinza no azul?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: TEATRO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Você conseguiu identificar que era um teatro?
• Foi difícil encaixar as peças cinzas com as azuis?
• Você usaria outras peças para fazer os personagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: CADEIRAS VOADORAS COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você conseguiu visualizar os encaixes dos conectores cinzas da parte superior da montagem?
• Sentiu dificuldade no encaixe do motor, para dar movimento na montagem?
• A montagem ficou estável?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
PROTÓTIPO: TRICICLO ELÉTRICO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Conseguiu identificar com facilidade a parte do encaixe das rodas?
• Como foi o encaixe dos conectores azuis?
• Você montou um protótipo capaz de se locomover?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Que parte da construção sentiu dificuldades?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: CARROSSEL COM MOTOR
LINK FUND1: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Qual é o principal objetivo da montagem? Você conseguiu atingi-lo?
Foi fácil montar a base de encaixe do motor?
Sentiu alguma dificuldade durante a construção?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: FOGUETE
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• A montagem tem algum movimento?
• Qual é a importância da peça (conector branco) no topo do foguete?
• Ainda analisando o topo do foguete, a peça (conector amarelo) pode realizar a mesma função que a peça (conector verde)?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO DE VENTO
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Sentiu dificuldades na construção do moinho de vento?
• As pás se movimentaram corretamente?
• O motor foi colocado na posição correta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: BAILARINA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Ao término da montagem, você conseguiu identificar rapidamente que se tratava de uma bailarina?
• Foi fácil ou difícil encaixar os conectores amarelos e laranjas para montar as pernas da bailarina?
• O que achou da parte da cabeça e dos olhos da montagem? Faria algo diferente?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: POD SPINNER COM MOTOR
LINK FUND1: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Foi difícil fazer essa montagem?
• Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
• Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: BALEIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Você conseguiu identificar a baleia na construção?
• Foi difícil fazer uma montagem com tantas peças?
• Qual é o nome da peça usada para construir o espiráculo (orifício por onde a baleia solta a água do mar)?
Por fim, guarde todos os materiais.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade Sugerida 1: Programa On-Line
Ditado Gráfico: Seguir as Instruções para Desenhar
Link de referência: https://www.coquinhos.com/seguir-as-instrucoes-para-desenhar/
No jogo do ditado gráfico, as crianças seguem instruções de desenho para completar figuras, promovendo o pensamento computacional ao aplicar sequencialmente habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e execução de algoritmos. Analisar e seguir cada instrução ensina a resolver problemas de forma lógica e sistemática
Pixel- Decifrando o código de coloração
Link de referência: https://www.coquinhos.com/decifrar-o-codigo-de-coloracao/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: CARA A CARA HUMANO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Pixel- Adicionar e Colorir
Link de referência: https://www.coquinhos.com/adicionar-e-colorir/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
CÓDIGO MORSE: Decifre a Palavra
Link de referência: https://www.coquinhos.com/codigo-morse/
Na atividade Decifre a Palavra, o pensamento computacional é aplicado ao usar estratégias lógicas para descobrir uma palavra oculta. Os alunos analisam letras, testam combinações e reconhecem padrões para encontrar a resposta correta. Isso desenvolve habilidades de resolução de problemas e pensamento algorítmico, essenciais não apenas na computação, mas em várias áreas da vida.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: AMIGO OCULTO CRIPTOGRAFADO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Programando com o CODE
Link de referência: https://studio.code.org/hoc/1?lang=pt-BR
Labirinto- Programando com o CODE
Link de referência: https://blockly.games/maze?lang=pt-br
Nessas duas atividades, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: DESENHANDO NO ESCURO (ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade) + 1 cópia por dupla do arquivo pdf PROGRAMADOR_E_COMPUTADOR
Protótipo: Foguete no espaço
Link: https://www.instagram.com/reel/C2IIBQMrDrR/?igsh=MWRlemUwMHFldmtzaQ%3D%3D
Materiais utilizados: canetinha, lápis de cor, lápis de cera, tesoura, cola, papel branco, cartolina preta ou papelão pintado de tinta preta, barbante ou lã e furador de papel.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.