Fundamental II
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-braco-mecanico-wedo/
PROTÓTIPO: BRAÇO MECÂNICO
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-wedo/
PROTÓTIPO: GIRAFA
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-barragem-de-agua-wedo/
PROTÓTIPO: BARRAGEM DE ÁGUA
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-caminhao-varredor-wedo/
PROTÓTIPO: CAMINHÃO VARREDOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-carro-reciclagem-wedo/
PROTÓTIPO: CARRO DE RECICLAGEM
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-libelula-wedo/
PROTÓTIPO: LIBÉLULA
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-cadeira-de-rodas-wedo/
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-marlins-wedo/
PROTÓTIPO: MARLINS
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-atleta-halteres-wedo/
PROTÓTIPO: ATLETA COM HALTERES
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-boxeador-wedo/
PROTÓTIPO: BOXEADOR
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-braco-mecanico-wedo/
PROTÓTIPO: BRAÇO MECÂNICO
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-jacare-wedo/
PROTÓTIPO: JACARÉ
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-barragem-de-agua-wedo/
PROTÓTIPO: BARRAGEM DE ÁGUA
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-caminhao-varredor-wedo/
PROTÓTIPO: CAMINHÃO VARREDOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-carro-reciclagem-wedo/
PROTÓTIPO: CARRO DE RECICLAGEM
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-libelula-wedo/
PROTÓTIPO: LIBÉLULA
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-cadeira-de-rodas-wedo/
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-marlins-wedo/
PROTÓTIPO: MARLINS
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-ginasta-barra-wedo/
PROTÓTIPO: GINASTA NA BARRA
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-boxeador-wedo/
PROTÓTIPO: BOXEADOR
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-empilhadeira-wedo/
PROTÓTIPO: EMPILHADEIRA
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-macaco-wedo/
PROTÓTIPO: MACACO
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-bomba-de-agua-wedo/
PROTÓTIPO: BOMBA DE ÁGUA
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-ventilador-wedo/
PROTÓTIPO: VENTILADOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-balsa-contencao-lixo-wedo/
PROTÓTIPO: BALSA CONTENÇÃO DE LIXO
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-ninho-wedo/
PROTÓTIPO: NINHO
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-esteira-rolante-wedo/
PROTÓTIPO: ESTEIRA ROLANTE
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-tubarao-wedo/
PROTÓTIPO: TUBARÃO
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pais-goleiro-wedo/
PROTÓTIPO: GOLEIRO
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-golfe-wedo/
PROTÓTIPO: GOLFE
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-empilhadeira-wedo/
PROTÓTIPO: EMPILHADEIRA
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-macaco-wedo/
PROTÓTIPO: MACACO
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-bomba-de-agua-wedo/
PROTÓTIPO: BOMBA DE ÁGUA
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-ventilador-wedo/
PROTÓTIPO: VENTILADOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-balsa-contencao-lixo-wedo/
PROTÓTIPO: BALSA CONTENÇÃO DE LIXO
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-ninho-wedo/
PROTÓTIPO: NINHO
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-esteira-rolante-wedo/
PROTÓTIPO: ESTEIRA ROLANTE
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-tubarao-wedo/
PROTÓTIPO: TUBARÃO
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-esqui-neve-wedo/
PROTÓTIPO: ESQUI NA NEVE
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-golfe-wedo/
PROTÓTIPO: GOLFE
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: PÔSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 3: MAQUETE INTERATIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-maquete-interativa/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: PÔSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 3: MAQUETE INTERATIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-maquete-interativa/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
PROJETO 1: PROGRAMANDO UM CARANGUEJO DJ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-programando-caranguejo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: CONTANDO HISTÓRIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-contando-historia/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
PROJETO 1: PROGRAMANDO UM CARANGUEJO DJ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-programando-caranguejo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: CONTANDO HISTÓRIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-contando-historia/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
ATENÇÃO! Para que o experimento funcione, uma programação deve ser baixada para a
placa. Para isso, os comandos deverão ser escritos no programa Arduino IDE.
PROJETO 1: CONHECENDO OS COMPONENTES ELETRÔNICOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/conhecendo-componentes-eletronicos/
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 2: LIGA E DESLIGA COM LEDS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/liga-e-desliga-com-leds/
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO 1
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO 2
PROJETO 3: CONSTRUINDO UM INTERRUPTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/construindo-um-interruptor/
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO 1
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO 2
PROJETO 4: MOVENDO UM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/movendo-um-motor/
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO 1
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO 2
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: APRESENTAÇÕES GOOGLE
Direitos indígenas
Fale um pouco sobre o tema.
Os direitos indígenas são garantias fundamentais destinadas a proteger as identidades, territórios e culturas dos povos indígenas. Eles incluem o direito à terra e ao território, à autodeterminação, à preservação da cultura e ao consentimento livre, prévio e informado. Apesar dos desafios enfrentados, é essencial garantir o respeito, reconhecimento e implementação desses direitos em todo o mundo.
Apresente o vídeo – A questão indígena em 4 minutos
Promova uma pesquisa e um debate de ideias sobre o tema e peça para os alunos produzirem uma apresentação com esclarecimentos sobre estas questões. Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema. A apresentação deve incluir:
● Introdução ao tópico dos direitos indígenas atribuído ao grupo.
● Explicação dos principais pontos e desafios enfrentados pelos povos indígenas em relação a esse direito.
● Exemplos de casos reais que ilustram a importância do tema.
● Sugestões de ações que podem ser tomadas para apoiar e promover os direitos indígenas.
A apresentação deverá ter no mínimo 5 slides.
Projeto 1: criar uma apresentação sobre o tema
Tema: Saúde e bem-estar
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Apresentações
Fale um pouco sobre o tema.
Aborde questões relacionadas à saúde física, mental e emocional dos alunos. Isso inclui tópicos como nutrição, atividade física, higiene pessoal, prevenção de doenças, saúde mental e emocional, e sono adequado. Ao explorar esse tema, os alunos aprendem sobre a importância de hábitos saudáveis para uma vida equilibrada e feliz. Eles também desenvolvem habilidades para cuidar de si mesmos e dos outros, promovendo uma maior conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar.
Link com vídeo sobre o tema: Papo Saúde – Vida Saudável
Promova uma pesquisa e um debate de ideias sobre o tema e solicite para os alunos produzirem uma animação com esclarecimentos sobre estas questões. Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
A apresentação deverá ter no mínimo 7 slides (capa, o tema e sua importância, lista de ações e conclusão).
Projeto 2: criar um informativo
Tema: Cidadania e direitos humanos
Duração: 2 aulas
Recurso: FOTOJET
Ele é uma plataforma de design gráfico online que permite criar designs personalizados para diversos fins, como cartazes, convites, logotipos, banners, cartões e muito mais. É uma ferramenta útil para quem deseja criar conteúdo visual de alta qualidade sem precisar de habilidades avançadas em design gráfico.
Link do programa FOTOJET
Fale sobre o tema.
Link com vídeo sobre o tema: O QUE É SER CIDADÃO?
Aborde questões fundamentais relacionadas aos direitos, responsabilidades e valores que permeiam a convivência em sociedade. Ressalte que ele engloba conceitos como igualdade, liberdade, justiça, respeito, solidariedade e participação democrática. Incentive os alunos a refletirem sobre sua própria conduta e ações, respeitando os direitos dos outros e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Projeto 3: criar histórias em quadrinhos
Tema: Educação alimentar e seus benefícios
Duração: 2 aulas
Recurso: Make Beliefs Comix
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: Make Beliefs Comix
Fale sobre o tema.
Explore com os alunos o tema educação alimentar e nutricional, destaque os benefícios que este hábito oferece, incluindo a promoção da saúde através de escolhas alimentares saudáveis, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento de rotinas saudáveis desde a infância, a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e a promoção da sustentabilidade alimentar. Esses benefícios ajudam a promover o bem-estar físico, emocional e mental dos indivíduos, contribuindo para uma vida mais saudável e equilibrada.
Peça aos alunos para criarem quadrinhos com o tema e apresentem para a turma com a intenção de estimular tal hábito, promova uma conversa ao final das apresentações e imprima uns quadrinhos para colocar em sala ou compartilhe entre eles a arte criada.
Projeto 4: criar um panfleto
Tema: Como o pensamento computacional pode ajudar na sua rotina escolar
Duração: 2 aulas
Recurso: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Pixlr.com
Fale sobre o tema.
Aborde pensamento computacional e peça que eles escolham uma atividade em suas rotinas que precise de uma solução assertiva.
Estimule os alunos a pensarem de forma original, encontrarem soluções para problemas complexos e desenvolverem novas ideias. Ao promover essas habilidades neles, você os instiga a aprenderem a pensar fora da caixa, os prepara para enfrentar desafios futuros e se destacar em um mundo em constante mudança.
Peça para os alunos criarem panfletos sobre o tema e em seguida apresente o trabalho feito. A ideia é estimular o uso do pensamento computacional nas atividades diárias.
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: APRESENTAÇÕES GOOGLE
Direitos indígenas
Fale um pouco sobre o tema.
Os direitos indígenas são garantias fundamentais destinadas a proteger as identidades, territórios e culturas dos povos indígenas. Eles incluem o direito à terra e ao território, à autodeterminação, à preservação da cultura e ao consentimento livre, prévio e informado. Apesar dos desafios enfrentados, é essencial garantir o respeito, reconhecimento e implementação desses direitos em todo o mundo.
Apresente o vídeo – A questão indígena em 4 minutos
Promova uma pesquisa e um debate de ideias sobre o tema e peça para os alunos produzirem uma apresentação com esclarecimentos sobre estas questões. Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema. A apresentação deve incluir:
● Introdução ao tópico dos direitos indígenas atribuído ao grupo.
● Explicação dos principais pontos e desafios enfrentados pelos povos indígenas em relação a esse direito.
● Exemplos de casos reais que ilustram a importância do tema.
● Sugestões de ações que podem ser tomadas para apoiar e promover os direitos indígenas.
A apresentação deverá ter no mínimo 5 slides.
Projeto 1: criar uma apresentação sobre o tema
Tema: Saúde e bem-estar
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Apresentações
Fale um pouco sobre o tema.
Aborde questões relacionadas à saúde física, mental e emocional dos alunos. Isso inclui tópicos como nutrição, atividade física, higiene pessoal, prevenção de doenças, saúde mental e emocional, e sono adequado. Ao explorar esse tema, os alunos aprendem sobre a importância de hábitos saudáveis para uma vida equilibrada e feliz. Eles também desenvolvem habilidades para cuidar de si mesmos e dos outros, promovendo uma maior conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar.
Link com vídeo sobre o tema: Papo Saúde – Vida Saudável
Promova uma pesquisa e um debate de ideias sobre o tema e solicite para os alunos produzirem uma animação com esclarecimentos sobre estas questões. Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
A apresentação deverá ter no mínimo 7 slides (capa, o tema e sua importância, lista de ações e conclusão).
Projeto 2: criar um informativo
Tema: Cidadania e direitos humanos
Duração: 2 aulas
Recurso: FOTOJET
Ele é uma plataforma de design gráfico online que permite criar designs personalizados para diversos fins, como cartazes, convites, logotipos, banners, cartões e muito mais. É uma ferramenta útil para quem deseja criar conteúdo visual de alta qualidade sem precisar de habilidades avançadas em design gráfico.
Link do programa FOTOJET
Fale sobre o tema.
Link com vídeo sobre o tema: O QUE É SER CIDADÃO?
Aborde questões fundamentais relacionadas aos direitos, responsabilidades e valores que permeiam a convivência em sociedade. Ressalte que ele engloba conceitos como igualdade, liberdade, justiça, respeito, solidariedade e participação democrática. Incentive os alunos a refletirem sobre sua própria conduta e ações, respeitando os direitos dos outros e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Projeto 3: criar histórias em quadrinhos
Tema: Educação alimentar e seus benefícios
Duração: 2 aulas
Recurso: Make Beliefs Comix
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: Make Beliefs Comix
Fale sobre o tema.
Explore com os alunos o tema educação alimentar e nutricional, destaque os benefícios que este hábito oferece, incluindo a promoção da saúde através de escolhas alimentares saudáveis, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento de rotinas saudáveis desde a infância, a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e a promoção da sustentabilidade alimentar. Esses benefícios ajudam a promover o bem-estar físico, emocional e mental dos indivíduos, contribuindo para uma vida mais saudável e equilibrada.
Peça aos alunos para criarem quadrinhos com o tema e apresentem para a turma com a intenção de estimular tal hábito, promova uma conversa ao final das apresentações e imprima uns quadrinhos para colocar em sala ou compartilhe entre eles a arte criada.
Projeto 4: criar um panfleto
Tema: Como o pensamento computacional pode ajudar na sua rotina escolar
Duração: 2 aulas
Recurso: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Pixlr.com
Fale sobre o tema.
Aborde pensamento computacional e peça que eles escolham uma atividade em suas rotinas que precise de uma solução assertiva.
Estimule os alunos a pensarem de forma original, encontrarem soluções para problemas complexos e desenvolverem novas ideias. Ao promover essas habilidades neles, você os instiga a aprenderem a pensar fora da caixa, os prepara para enfrentar desafios futuros e se destacar em um mundo em constante mudança.
Peça para os alunos criarem panfletos sobre o tema e em seguida apresente o trabalho feito. A ideia é estimular o uso do pensamento computacional nas atividades diárias.
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: PLANILHAS GOOGLE
Povos Indígenas
Fale um pouco sobre o tema.
Os povos indígenas são comunidades étnicas com culturas únicas e uma profunda conexão com a terra. Eles habitam várias regiões do mundo e compartilham uma diversidade de línguas, tradições e modos de vida. Apesar dos desafios enfrentados, como perda de terras e preservação cultural, demonstram resiliência e luta por seus direitos. Valorizar suas contribuições é essencial para promover uma sociedade mais inclusiva e justa.
Apresente o vídeo – Povos Indígenas
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os tópicos listados. Para realização desta atividade, utilize o Google Planilhas.
● Nome do povo indígena.
● Localização geográfica (país, região).
● Número estimado de membros.
● Língua(s) falada(s).
● Principais aspectos culturais, como tradições e costumes.
● Situação atual, como ameaças, lutas ou programas de preservação.
Projeto 1: criar uma apresentação sobre o tema
Tema: Tecnologia na Educação, avanços e perigos
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Docs ou Google Apresentação
Fale um pouco sobre o tema.
O uso consciente da tecnologia na educação e os avanços da inteligência artificial são essenciais para melhorar o ensino e a aprendizagem. Os educadores devem integrar a tecnologia de forma estratégica, garantir acesso equitativo, desenvolver habilidades digitais, abordar questões éticas, personalizar a aprendizagem, e usar dados para acompanhar e avaliar o progresso dos alunos. Ao fazê-lo, podemos aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia para promover um ensino mais eficaz e preparar os alunos para os desafios do século XXI.
Link com vídeo sobre o tema: Evolução das tecnologias na educação
Oriente os alunos entrevistarem professores, diretores da escola, alunos e pais, para obter diferentes pontos de vista sobre como a tecnologia tem influenciado a educação de forma positiva e os cuidados que precisam ser tomados. Eles podem elaborar perguntas relevantes e realizar entrevistas presenciais ou meios digitais.
Em seguida, eles devem utilizar o Google Docs ou Google Apresentação para colocar a entrevista e compartilhar com a turma suas opiniões sobre o tema e o trabalho desenvolvido.
Projeto 2: criar um jornal
Tema: Globalização e desigualdade
Duração: 2 aulas
Recurso: Flipsnack
Ele é uma plataforma de publicação digital que permite criar e compartilhar jornais, revistas, catálogos, brochuras e muito mais.
Link do programa: Flipsnack
Fale sobre o tema.
A globalização tem sido acompanhada por um aumento na desigualdade socioeconômica, resultando em disparidades de renda, acesso a serviços básicos e oportunidades educacionais. Isso ocorre devido à assimetria no acesso aos benefícios da globalização, favorecendo algumas regiões e grupos sociais em detrimento de outros. Para lidar com essa desigualdade, são necessárias políticas que promovam a inclusão, justiça social e desenvolvimento sustentável, além de uma governança global mais democrática e transparente.
Peça para os alunos criarem um jornal informativo sobre o tema abordado, inserir imagens e textos para enfatizar os pontos relevantes.
Ao final da atividade os alunos devem compartilhar seus trabalhos e dialogar sobre o que mais chamou atenção e como eles podem contribuir.
Projeto 3: criar uma apresentação
Tema: Empreendedorismo
Duração: 2 aulas
Recurso: Adobe Spark
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Adobe Spark
Fale sobre o tema.
O empreendedorismo é um processo de identificar oportunidades de negócio, desenvolver ideias inovadoras e criar um novo empreendimento. Seu objetivo é criar valor econômico, social e ambiental, através da criação de produtos, serviços ou soluções que atendam às necessidades do mercado e gerem lucro e impacto positivo.
Organize a turma em grupos de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 participantes, considerando o número de alunos na sala. Peça a cada grupo para desenvolver um produto e, em seguida, criar um material de divulgação. Realize uma competição entre as equipes, onde cada uma apresentará seu produto e explicará por que os “clientes” precisam dele. O grupo com o produto mais votado será o vencedor.
Projeto 4: criar um vídeo
Tema: Profissões
Duração: 2 aulas
Recurso: Flexclip
Ele é uma ferramenta online para criar vídeos e apresentações. É útil para editar vídeos, adicionar legendas, música de fundo e transições, além de oferecer recursos de edição para criar conteúdo visualmente atraente.
Link do programa: Flexclip
Fale sobre o tema.
A escolha da profissão é crucial para o futuro de um jovem, impactando sua realização pessoal, estilo de vida, oportunidades de emprego, remuneração e crescimento profissional. Para fazer uma escolha informada, é essencial considerar seus interesses, habilidades, valores pessoais, perspectivas de mercado, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre outros fatores. Uma decisão bem pensada pode levar a uma carreira gratificante e satisfatória.
Peça para eles criarem um vídeo com pelo menos 5 profissões. Em seguida, solicite que eles apresentem e defendam as profissões escolhidas.
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: PLANILHAS GOOGLE
Povos Indígenas
Fale um pouco sobre o tema.
Os povos indígenas são comunidades étnicas com culturas únicas e uma profunda conexão com a terra. Eles habitam várias regiões do mundo e compartilham uma diversidade de línguas, tradições e modos de vida. Apesar dos desafios enfrentados, como perda de terras e preservação cultural, demonstram resiliência e luta por seus direitos. Valorizar suas contribuições é essencial para promover uma sociedade mais inclusiva e justa.
Apresente o vídeo – Povos Indígenas
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os tópicos listados. Para realização desta atividade, utilize o Google Planilhas.
● Nome do povo indígena.
● Localização geográfica (país, região).
● Número estimado de membros.
● Língua(s) falada(s).
● Principais aspectos culturais, como tradições e costumes.
● Situação atual, como ameaças, lutas ou programas de preservação.
Projeto 1: criar uma apresentação sobre o tema
Tema: Tecnologia na Educação, avanços e perigos
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Docs ou Google Apresentação
Fale um pouco sobre o tema.
O uso consciente da tecnologia na educação e os avanços da inteligência artificial são essenciais para melhorar o ensino e a aprendizagem. Os educadores devem integrar a tecnologia de forma estratégica, garantir acesso equitativo, desenvolver habilidades digitais, abordar questões éticas, personalizar a aprendizagem, e usar dados para acompanhar e avaliar o progresso dos alunos. Ao fazê-lo, podemos aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia para promover um ensino mais eficaz e preparar os alunos para os desafios do século XXI.
Link com vídeo sobre o tema: Evolução das tecnologias na educação
Oriente os alunos entrevistarem professores, diretores da escola, alunos e pais, para obter diferentes pontos de vista sobre como a tecnologia tem influenciado a educação de forma positiva e os cuidados que precisam ser tomados. Eles podem elaborar perguntas relevantes e realizar entrevistas presenciais ou meios digitais.
Em seguida, eles devem utilizar o Google Docs ou Google Apresentação para colocar a entrevista e compartilhar com a turma suas opiniões sobre o tema e o trabalho desenvolvido.
Projeto 2: criar um jornal
Tema: Globalização e desigualdade
Duração: 2 aulas
Recurso: Flipsnack
Ele é uma plataforma de publicação digital que permite criar e compartilhar jornais, revistas, catálogos, brochuras e muito mais.
Link do programa: Flipsnack
Fale sobre o tema.
A globalização tem sido acompanhada por um aumento na desigualdade socioeconômica, resultando em disparidades de renda, acesso a serviços básicos e oportunidades educacionais. Isso ocorre devido à assimetria no acesso aos benefícios da globalização, favorecendo algumas regiões e grupos sociais em detrimento de outros. Para lidar com essa desigualdade, são necessárias políticas que promovam a inclusão, justiça social e desenvolvimento sustentável, além de uma governança global mais democrática e transparente.
Peça para os alunos criarem um jornal informativo sobre o tema abordado, inserir imagens e textos para enfatizar os pontos relevantes.
Ao final da atividade os alunos devem compartilhar seus trabalhos e dialogar sobre o que mais chamou atenção e como eles podem contribuir.
Projeto 3: criar uma apresentação
Tema: Empreendedorismo
Duração: 2 aulas
Recurso: Adobe Spark
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Adobe Spark
Fale sobre o tema.
O empreendedorismo é um processo de identificar oportunidades de negócio, desenvolver ideias inovadoras e criar um novo empreendimento. Seu objetivo é criar valor econômico, social e ambiental, através da criação de produtos, serviços ou soluções que atendam às necessidades do mercado e gerem lucro e impacto positivo.
Organize a turma em grupos de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 participantes, considerando o número de alunos na sala. Peça a cada grupo para desenvolver um produto e, em seguida, criar um material de divulgação. Realize uma competição entre as equipes, onde cada uma apresentará seu produto e explicará por que os “clientes” precisam dele. O grupo com o produto mais votado será o vencedor.
Projeto 4: criar um vídeo
Tema: Profissões
Duração: 2 aulas
Recurso: Flexclip
Ele é uma ferramenta online para criar vídeos e apresentações. É útil para editar vídeos, adicionar legendas, música de fundo e transições, além de oferecer recursos de edição para criar conteúdo visualmente atraente.
Link do programa: Flexclip
Fale sobre o tema.
A escolha da profissão é crucial para o futuro de um jovem, impactando sua realização pessoal, estilo de vida, oportunidades de emprego, remuneração e crescimento profissional. Para fazer uma escolha informada, é essencial considerar seus interesses, habilidades, valores pessoais, perspectivas de mercado, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre outros fatores. Uma decisão bem pensada pode levar a uma carreira gratificante e satisfatória.
Peça para eles criarem um vídeo com pelo menos 5 profissões. Em seguida, solicite que eles apresentem e defendam as profissões escolhidas.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: DRAGSTER
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-dragster-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: equilibrista
Link: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-equilibrista-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: cavaleiro medieval
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-cavaleiro-medieval-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: carro com sensor
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-carro-com-sensor-wedo/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: Caixa Eletrônico
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-caixa-eletronico-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: equilibrista
Link: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-equilibrista-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: máquina de costura
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-maquina-de-costura-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: cancela com sinal
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-cancela-e-sinal-wedo/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Multiplicações combinadas e coordenadas
Link de referência: https://www.coquinhos.com/multiplicacoes-combinadas-e-coordenadas/
Multiplicações combinadas e coordenadas estão relacionadas ao pensamento computacional porque envolvem quebrar problemas em partes menores e usar lógica para resolvê-los. Ao multiplicar números diferentes, usamos algoritmos e raciocínio para encontrar a resposta certa. Com coordenadas, como em um plano cartesiano, entendemos como os números representam posições e como manipulá-los para resolver problemas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e compreensão de algoritmos, importantes na computação.
Sudoku do Dia
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sudoku-do-dia/
O Sudoku ensina pensamento computacional através da lógica e da resolução sistemática de problemas. Ao preencher os espaços vazios com números corretos, exercita-se o uso de algoritmos e pensamento sistêmico. O processo envolve tentativa e erro, semelhante à otimização de soluções computacionais. Assim, resolver Sudokus desenvolve habilidades essenciais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividade Desplugada – CAMINHOS DA ARTE
Nesta atividade serão necessários dois participantes: um será o “programador” e o outro será o “computador”. O objetivo do “programador” é fazer com que o “computador” leve o artista até a sua obra. Para tanto, o “computador” deve realizar somente os movimentos que o “programador” informar.
Dica: Utilize comandos precisos como, por exemplo, “siga em frente 2 casas”, entre outros.
Professor, realize a impressão dos 2 documentos pdf: CAMINHOS DA ARTE e PINTORES (1 CÓPIA PARA CADA DUPLA).
Obs: Essa é uma atividade alquimétrica, ou seja, um brinquedo didático que conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Essa atividade pretende associar os artistas a suas obras de arte, utilizando a computação desplugada. Ela pode ser produzida pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Por seu caráter mutante, ela pode ser adaptada para qualquer disciplina.
Atividade Sugerida 3: Atividade Desplugada – Fluxograma: TROCAR UMA LÂMPADA
Professor, realize a impressão de 1 cópia para cada dupla ou trio (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR) e entregue 1 folha A4 (em branco) para cada aluno.
DICA: Essa atividade pode ser trocada entre os colegas após realizada e cada um pode escrever ao lado uma sugestão para contribuir com o algoritmo realizado pelo seu colega. Outra ideia, é depois de realizar o algoritmo reunir os estudantes em grupos de até 3 integrantes para discutir em criarem um algoritmo para o grupo e socializarem com a turma.
Protótipo: Acerte o buraco
Link: https://www.instagram.com/p/Cws4yu9tukr/?igsh=MTExNnFrNGY5eHNkNQ%3D%3D
Materiais utilizados: 1 caixa de papelão, cola, barbante, tesoura, bolinha pequena e tampinha de garrafa pet.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Mesa de Imã
Link:
https://www.instagram.com/p/C1b6RRNMwqL/?igsh=MWU5emE1eGM4bmVvMQ%3D%3D&img_index=1
Materiais utilizados: Papelão, imã, lã, cola, rolinho de papel higiênico, bolinha, durex colorido, tesoura e jornal para fazer os canudos grandes. (vara)
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.