Fundamental II
1º MOMENTO:
- Apresentação
Professor, coloque os alunos em roda, inicie falando seu nome e um pouco sobre si. Em seguida, peça para que cada estudante compartilhe informações sobre si mesmo, como: nome, idade, lazer, algo inusitado e engraçado que fez nas férias.
2º MOMENTO:
Dinâmica História continuada:
Objetivo: Criar uma história coletiva, onde os alunos vão contribuir com frases para continuar o enredo, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de criar enredos de forma colaborativa.
Como Funciona:
- Divisão dos Grupos:
-
- Reúna toda a turma.
2. Explicação da Atividade:
-
- Explique que cada aluno será responsável por criar uma parte da história coletiva.
- O professor começará a história com uma frase inicial e, a partir daí, cada aluno, na vez dele, deverá acrescentar uma frase para continuar a história, seguindo a linha de raciocínio dos colegas, mas sem perder o fio da narrativa.
- O desafio é fazer com que a história faça sentido enquanto cada um acrescenta uma parte dela. A ideia é que a história fique cada vez mais interessante à medida que for se desenrolando!
3. Exemplo de Abertura:
-
- O professor começa com uma frase inicial como exemplo: “Em uma tarde de verão, um grupo de amigos decidiu explorar uma floresta misteriosa no final da cidade. Eles não sabiam, mas algo muito estranho estava prestes a acontecer…”
- O primeiro aluno deve então continuar a história com uma frase, por exemplo: “Quando entraram na floresta, ouviram um barulho vindo de um arbusto próximo, mas não havia ninguém por perto.”
4. Como Jogar:
-
- Cada um falará um pedaço da história à medida que vai sendo criada.
- O professor pode dar um tempo de 1 minuto para que cada um desenvolva a frase que entrará na história, até que todos tenham participado.
- Quando um aluno terminar sua frase, ele passará a vez para o próximo, e assim por diante, até que todos os alunos da turma tenham dado sua contribuição.
5. Desafío Extra (Opcional):
-
- Para tornar a atividade mais interessante, você pode sugerir que cada um adicione um personagem inesperado ou um elemento surpresa na história (como um monstro, um objeto mágico ou uma viagem no tempo). Isso vai desafiar ainda mais a criatividade dos alunos!
6. Discussão Final:
-
- Ao final da atividade, faça uma reflexão com os alunos sobre o que acharam da dinâmica e como foi trabalhar em equipe para criar uma história. Pergunte o que acharam das contribuições dos colegas e como a história foi se desenrolando de forma coletiva.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROTÓTIPO: GIRAFA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: ÁGUA
PROTÓTIPO: BARRAGEM DE ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-barragem-de-agua-wedo/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROTÓTIPO: JACARÉ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-jacare-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: ÁGUA
PROTÓTIPO: BARRAGEM DE ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-barragem-de-agua-wedo/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROTÓTIPO: MACACO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-macaco-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: ÁGUA
PROTÓTIPO: BOMBA DE ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-bomba-de-agua-wedo/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROTÓTIPO: MACACO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-macaco-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: ÁGUA
PROTÓTIPO: BOMBA DE ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-bomba-de-agua-wedo/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
A prototipagem eletrônica com Arduino é uma forma de desenvolver projetos de eletrônica de maneira prática e acessível. Com ela é possível criar circuitos e programá-los para executar diversas funções.
O Arduino é uma placa que permite controlar componentes eletrônicos como LEDs, motores, sensores, possibilitando a criação de protótipos funcionais.
ATENÇÃO! Para que o experimento funcione, uma programação deve ser baixada para a placa. Para isso, os comandos deverão ser escritos no programa Arduino IDE.
PROJETO 1: CONHECENDO OS COMPONENTES ELETRÔNICOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/conhecendo-componentes-eletronicos/
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 2: LIGA E DESLIGA COM LEDS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/liga-e-desliga-com-leds/
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO 1
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO 2
PROJETO 1: CRIAR UM DOCUMENTO
TEMA: SEGURANÇA NA INTERNET
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE DOCS
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo – NETIQUETA: https://youtu.be/SOYje0K_92g?si=nKHFeOTnaQyibdwi
Aborde como o tema segurança na internet é essencial para crianças, pois elas estão expostas ao ambiente online desde cedo. É importante que saibam não compartilhar informações pessoais, como endereços ou senhas, e evitem links suspeitos, que possam conter vírus ou tentativa de roubo de dados. A supervisão dos pais é crucial para garantir a navegação segura e proteger a identificação de locais adequados. É necessário usar senhas fortes e não compartilhar, e seguir as normas de “netiqueta”, respeitando os outros online e conhecendo os riscos do cyberbullying.
Solicite que realizem uma pesquisa sobre o tema. Usando o Google Documentos, cada aluno deve criar um documento que inclua um texto explicativo, uma lista de tópicos sobre o que é permitido e o que não é permitido nas redes sociais, além de inserir imagens para ilustrar e contextualizar o trabalho. Ao final, monte grupos de debates sobre o tema.
PROJETO 2: CRIAR FOLHETOS E CARTAZES
TEMA: CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVRO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: GOOGLE DOCS
Fale sobre o tema com a turma.
Aproveite este momento para falar sobre a importância da leitura. Após discutir o uso consciente das redes sociais, é essencial incentivar a leitura nos alunos. Uma maneira de fazer isso é criar cartazes e panfletos com o Google Docs para promover uma campanha de doação de livros na escola. Esse tipo de atividade não só reforça os benefícios da leitura, mas também ensina sobre solidariedade e compartilhamento de conhecimento.
Com o Google Docs, os alunos podem facilmente criar materiais acessíveis para divulgar a campanha. O uso de imagens e textos permite que eles expressem a importância da doação de livros de forma criativa e acessível. Essa atividade prática estimula os alunos a usarem a tecnologia para um propósito positivo, conectando o aprendizado sobre o comportamento online com ações que incentivam o hábito da leitura.
Promova um debate sobre o tema e estimule-os a usar o Google Docs e explorar os recursos, como: formatação de texto, inserção de imagens, formas e desenhos, listas com marcadores, cabeçalhos e rodapés, entre outros.
Ao final, peça que eles escolham os cartazes mais atrativos, imprimam e distribuam a outras turmas ou coloquem em locais estratégicos na escola.
PROJETO 3: CRIAR UM PANFLETO
TEMA: ESCOLHIDO PELO PROFESSOR (A)
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa PIXLR: https://pixlr.com/br/
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=oY7PCQ-iqkE
Fica a critério do professor responsável pelo projeto definir qual conteúdo será lançado para essa proposta. Converse com os alunos sobre o tema escolhido, que tipo de abordagem você deseja e espera que eles apresentem.
Após esta etapa, peça aos alunos para criarem panfletos com o recurso apresentado.
PROJETO 4: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÕES
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente os vídeos: https://youtube.com/playlist?list=PLh0bYap3vfiZyvHh5Ys_bHMn9nGYGlFsD&si=rjPZzEOsKrRBzmN5
Aborde o tema educação financeira, com o uso do Google Apresentações, ela é uma ferramenta essencial que ajuda as pessoas a tomarem decisões mais conscientes sobre como gerenciar seu dinheiro. Em um mundo onde o consumo e o uso do crédito são tão comuns, entender como as finanças funcionam é fundamental. Essa educação abrange conceitos básicos, como a diferença entre o que se ganha e o que se gasta, a importância de poupar e como elaborar um orçamento. Informe que a educação financeira também ensina sobre a diferença entre necessidades e desejos, ajudando as pessoas a planejarem seus gastos e a economizarem de forma mais eficaz. Por fim, explique que a educação financeira é vital para que todos possam gerenciar suas finanças de maneira eficaz, contribuindo para uma vida mais equilibrada e menos estressante em relação ao dinheiro.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação com no mínimo 3 slides de forma criativa e educativa. Uma sugestão é pesquisar sobre conceitos básicos de finanças pessoais, como poupança, gastos e a diferença entre necessidades e desejos, apresentando suas descobertas em slides que incluem definições e exemplos.
Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Ao final, estimule o debate entre eles sobre o que aprenderam com este tema.
PROJETO 5: CRIAR UMA ARTE DE DIVULGAÇÃO PARA A ESCOLA
TEMA: COMO ADOTAR PRÁTICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: CANVAS
Ele é um programa online de desenho Google que permite criar ilustrações do zero ou a partir de uma imagem do dispositivo. Vale destacar a precisão e realismo dos quatro tipos de traçados disponíveis: lápis, caneta de ponta fina, hidrocor e giz.
O cadastro pode ser feito pela com conta do google.
Link do programa CANVA
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=K3vjcl3-XQM
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema – https://youtu.be/LhhOCuQVLMQ?si=zPDxiKGKzXnGs5Gx
Aborde a importância de adotar práticas de alimentação saudável para manter uma boa saúde e bem-estar. Uma das primeiras etapas é o planejamento das refeições, para garantir que você tenha ingredientes saudáveis à mão. Incluir uma variedade de alimentos, especialmente frutas e vegetais, e optar por grãos integrais, como arroz integral e pão integral, são escolhas. Controlar as porções também é importante. Fazer substituições saudáveis, como usar iogurte natural em vez de cremes pesados, fazem diferença no valor nutricional das refeições. A educação sobre nutrição é crucial para aprender como os alimentos afetam o corpo e isso pode motivar escolhas mais saudáveis. Essas mudanças devem ser sustentáveis e se encaixar no estilo de vida de cada um, promovendo uma relação positiva com a comida.
Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre atitudes para ter uma alimentação mais saudável e crie uma arte de divulgação, é importante variar as escolhas para que todas sejam utilizadas. Depois da criação apresentar para a turma a arte escolhida. Esta arte deve ser impressa e colocada num local de destaque na sala de aula para que todos vejam e pratiquem sempre.
Fica a seu critério escolher uma ou mais artes para impressão.
PROJETO 1: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma a influência cultural de outros povos no Brasil e explique que ela é fundamental para compreender a diversidade e a identidade do país, resultante de um processo histórico que começou com a colonização e se intensificou com a imigração. A herança indígena é visível na língua, na culinária e nas práticas culturais, enquanto a colonização portuguesa trouxe a língua portuguesa, a religião católica e tradições, como o Carnaval e a Festa Junina. A contribuição africana, decorrente da escravidão, é rica em música, dança e religiosidade, com exemplos como o candomblé e o samba. A imigração de europeus e povos orientais no século 19 e início do 20 também enriqueceu a cultura, refletindo-se na culinária e nas artes.
Assim, a influência de outras culturas no Brasil não apenas enriquece sua identidade, mas também promove um ambiente de respeito e avaliação pela diversidade, essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre este tema, em seguida, usar o recurso Google apresentação para criar 7 slides e exploras os recursos formatação de fonte e parágrafo, inserção de imagem, plano de fundo, layout, transição e tema.
Ao final, estimule o debate entre eles sobre o que aprenderam com este tema.
PROJETO 2: CRIAR UM DOCUMENTO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE DOCS
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/rITUCCBL9Z4?si=ks3bImTf1Kop1h0L
Explique aos alunos sobre a importância de falar sobre a inteligência emocional no ambiente escolar de como é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos e para a criação de um espaço de aprendizagem positivo. Ela se refere à capacidade de consideração, entender e gerenciar as próprias emoções, além de perceber e influenciar as emoções dos outros. Essa habilidade melhora as relações interpessoais, ajuda a desenvolver empatia e comunicação, o que resulta em uma convivência mais harmoniosa. A inteligência emocional capacita os estudantes a resolver conflitos de maneira construtiva, ouvindo diferentes pontos de vista e buscando soluções que beneficiem a todos.
A educação emocional está ligada ao bem-estar psicológico, pois ao aprender a expressar e gerenciar emoções. Ao integrar atividades de inteligência emocional no currículo, as escolas ajudam os alunos a se tornarem mais conscientes de suas emoções, preparando-os para desafios futuros, tanto pessoais quanto profissionais.
Promova um debate sobre o tema, em seguida, peça aos alunos para criarem um documento no Google Docs onde eles desenham e escrevem sobre diferentes emoções. Eles podem incluir definições, exemplos de situações em que sentiram essas emoções e como lidaram com elas. Para tornar a atividade mais visual, incentive-os a inserir imagens ou emojis que representem cada emoção. Ao utilizar o Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Ao final, incentive uma conversa construtiva sobre o tema, imprima, recolha os documentos e encaderne para ser o livro de gestão das emoções da turma.
PROJETO 3: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ESPORTES
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÕES
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/O492_HLrPCc?si=F2wNdWDS4FA49AcT
Informe aos alunos que a prática esportiva é fundamental para o desenvolvimento das crianças, proporcionando benefícios físicos, emocionais e sociais. Os esportes melhoraram a condição física geral, fortalecendo músculos e ossos, além de desenvolver a coordenação motora e ajudar na manutenção de um peso saudável. Fazer esporte, reduz o estresse e a ansiedade, promovendo o bem-estar. Os esportes em equipe ensinam habilidades sociais valiosas, como trabalho em equipe, comunicação e respeito, ajudando as crianças a lidar com vitórias e derrotas e a desenvolver resiliência e empatia.
A prática esportiva ensina disciplina, comprometimento e responsabilidade, já que as crianças aprendem a seguir regras, se dedicam aos treinos e protegem treinadores e colegas. O esporte pode integrar a família, promovendo momentos de lazer e fortalecendo laços familiares.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação que destaque os benefícios físicos, emocionais e sociais da prática esportiva com no mínimo 7 slides (capa, tema, imagem e conclusão). Para a realização desta atividade utilize o Google Apresentações e explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Em seguida, cada equipe apresentará seu trabalho para a turma e ao final promova um diálogo entre equipes.
PROJETO 4: CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
TEMA: EMPATIA E A COMUNIDADE
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: https://makebeliefscomix.com/Comix/
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/_ssvtnB85IM?si=VM59KYCGWWvwq9lY
Aborde com os alunos o tema e fale sobre a importância da empatia. Ela é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros, colocando-se no lugar das pessoas para entender o que elas estão passando. Essa atitude é essencial para uma convivência harmoniosa e saudável na comunidade, pois promove a solidariedade e o respeito entre os indivíduos. Quando praticamos a empatia, somos mais capazes de ajudar quem precisa, resolver conflitos de forma de aliança e construir relacionamentos baseados no entendimento e na cooperação.
Na vida comunitária, a empatia se manifesta em atitudes simples, como ouvir atentamente os outros, oferecer ajuda a quem está em dificuldades, respeitar as opiniões diferentes e ser gentil no dia a dia. A empatia também ajuda a criar um ambiente onde as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas, contribuindo para um sentimento de união e pertencimento na comunidade. Quanto mais praticamos a empatia, mais incentivamos atitudes positivas que fortalecem os laços sociais e fazem da comunidade um lugar melhor para todos viverem.
Peça aos alunos para explorarem o tema, criando histórias em quadrinhos de forma criativa, desenvolvendo cenários e personagens que representem situações do cotidiano em que a empatia faz a diferença.
Ao final, imprima as histórias criadas e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 5: CRIAR UM PÔSTER
TEMA: MEIO AMBIENTE E A ESCOLA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/05KrOitFn7s?si=ToX-BQAum3x-qLm1
Converse com os alunos sobre a importância de se preocupar com o meio ambiente. Ressalte com eles que Cuidar do meio ambiente na escola e na comunidade é essencial para um futuro sustentável. Na escola, ações como separar o lixo, economizar água e energia, e cuidar de áreas verdes ajudam a preservar a natureza. Na comunidade, iniciativas como mutirões de limpeza, campanhas de conscientização e proteção de corpos d’água incentivam a colaboração de todos. Essas atitudes ensinam o valor da preservação ambiental e mostram como pequenos gestos podem contribuir para um planeta mais saudável, promovendo uma cultura de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente.
Peça aos alunos para criarem um pôster com ilustrações no Adobe Spark sobre o meio ambiente e a escola, abordando temas como reciclagem, economia de água, pequenas ações sustentáveis, criação de hortas escolares, ciclos da natureza, “heróis do meio ambiente” e redução do meio ambiente uso de plásticos. Essas atividades promovem a conscientização ambiental de forma visual e educativa.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 1: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma a influência cultural de outros povos no Brasil e explique que ela é fundamental para compreender a diversidade e a identidade do país, resultante de um processo histórico que começou com a colonização e se intensificou com a imigração. A herança indígena é visível na língua, na culinária e nas práticas culturais, enquanto a colonização portuguesa trouxe a língua portuguesa, a religião católica e tradições, como o Carnaval e a Festa Junina. A contribuição africana, decorrente da escravidão, é rica em música, dança e religiosidade, com exemplos como o candomblé e o samba. A imigração de europeus e povos orientais no século 19 e início do 20 também enriqueceu a cultura, refletindo-se na culinária e nas artes.
Assim, a influência de outras culturas no Brasil não apenas enriquece sua identidade, mas também promove um ambiente de respeito e avaliação pela diversidade, essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre este tema, em seguida, usar o recurso Google apresentação para criar 7 slides e exploras os recursos formatação de fonte e parágrafo, inserção de imagem, plano de fundo, layout, transição e tema.
Ao final, estimule o debate entre eles sobre o que aprenderam com este tema.
PROJETO 2: CRIAR UM DOCUMENTO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE DOCS
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/rITUCCBL9Z4?si=ks3bImTf1Kop1h0L
Explique aos alunos sobre a importância de falar sobre a inteligência emocional no ambiente escolar de como é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos e para a criação de um espaço de aprendizagem positivo. Ela se refere à capacidade de consideração, entender e gerenciar as próprias emoções, além de perceber e influenciar as emoções dos outros. Essa habilidade melhora as relações interpessoais, ajuda a desenvolver empatia e comunicação, o que resulta em uma convivência mais harmoniosa. A inteligência emocional capacita os estudantes a resolver conflitos de maneira construtiva, ouvindo diferentes pontos de vista e buscando soluções que beneficiem a todos.
A educação emocional está ligada ao bem-estar psicológico, pois ao aprender a expressar e gerenciar emoções. Ao integrar atividades de inteligência emocional no currículo, as escolas ajudam os alunos a se tornarem mais conscientes de suas emoções, preparando-os para desafios futuros, tanto pessoais quanto profissionais.
Promova um debate sobre o tema, em seguida, peça aos alunos para criarem um documento no Google Docs onde eles desenham e escrevem sobre diferentes emoções. Eles podem incluir definições, exemplos de situações em que sentiram essas emoções e como lidaram com elas. Para tornar a atividade mais visual, incentive-os a inserir imagens ou emojis que representem cada emoção. Ao utilizar o Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Ao final, incentive uma conversa construtiva sobre o tema, imprima, recolha os documentos e encaderne para ser o livro de gestão das emoções da turma.
PROJETO 3: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ESPORTES
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÕES
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/O492_HLrPCc?si=F2wNdWDS4FA49AcT
Informe aos alunos que a prática esportiva é fundamental para o desenvolvimento das crianças, proporcionando benefícios físicos, emocionais e sociais. Os esportes melhoraram a condição física geral, fortalecendo músculos e ossos, além de desenvolver a coordenação motora e ajudar na manutenção de um peso saudável. Fazer esporte, reduz o estresse e a ansiedade, promovendo o bem-estar. Os esportes em equipe ensinam habilidades sociais valiosas, como trabalho em equipe, comunicação e respeito, ajudando as crianças a lidar com vitórias e derrotas e a desenvolver resiliência e empatia.
A prática esportiva ensina disciplina, comprometimento e responsabilidade, já que as crianças aprendem a seguir regras, se dedicam aos treinos e protegem treinadores e colegas. O esporte pode integrar a família, promovendo momentos de lazer e fortalecendo laços familiares.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação que destaque os benefícios físicos, emocionais e sociais da prática esportiva com no mínimo 7 slides (capa, tema, imagem e conclusão). Para a realização desta atividade utilize o Google Apresentações e explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Em seguida, cada equipe apresentará seu trabalho para a turma e ao final promova um diálogo entre equipes.
PROJETO 4: CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
TEMA: EMPATIA E A COMUNIDADE
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: https://makebeliefscomix.com/Comix/
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/_ssvtnB85IM?si=VM59KYCGWWvwq9lY
Aborde com os alunos o tema e fale sobre a importância da empatia. Ela é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros, colocando-se no lugar das pessoas para entender o que elas estão passando. Essa atitude é essencial para uma convivência harmoniosa e saudável na comunidade, pois promove a solidariedade e o respeito entre os indivíduos. Quando praticamos a empatia, somos mais capazes de ajudar quem precisa, resolver conflitos de forma de aliança e construir relacionamentos baseados no entendimento e na cooperação.
Na vida comunitária, a empatia se manifesta em atitudes simples, como ouvir atentamente os outros, oferecer ajuda a quem está em dificuldades, respeitar as opiniões diferentes e ser gentil no dia a dia. A empatia também ajuda a criar um ambiente onde as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas, contribuindo para um sentimento de união e pertencimento na comunidade. Quanto mais praticamos a empatia, mais incentivamos atitudes positivas que fortalecem os laços sociais e fazem da comunidade um lugar melhor para todos viverem.
Peça aos alunos para explorarem o tema, criando histórias em quadrinhos de forma criativa, desenvolvendo cenários e personagens que representem situações do cotidiano em que a empatia faz a diferença.
Ao final, imprima as histórias criadas e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 5: CRIAR UM PÔSTER
TEMA: MEIO AMBIENTE E A ESCOLA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/05KrOitFn7s?si=ToX-BQAum3x-qLm1
Converse com os alunos sobre a importância de se preocupar com o meio ambiente. Ressalte com eles que Cuidar do meio ambiente na escola e na comunidade é essencial para um futuro sustentável. Na escola, ações como separar o lixo, economizar água e energia, e cuidar de áreas verdes ajudam a preservar a natureza. Na comunidade, iniciativas como mutirões de limpeza, campanhas de conscientização e proteção de corpos d’água incentivam a colaboração de todos. Essas atitudes ensinam o valor da preservação ambiental e mostram como pequenos gestos podem contribuir para um planeta mais saudável, promovendo uma cultura de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente.
Peça aos alunos para criarem um pôster com ilustrações no Adobe Spark sobre o meio ambiente e a escola, abordando temas como reciclagem, economia de água, pequenas ações sustentáveis, criação de hortas escolares, ciclos da natureza, “heróis do meio ambiente” e redução do meio ambiente uso de plásticos. Essas atividades promovem a conscientização ambiental de forma visual e educativa.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 1: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma a influência cultural de outros povos no Brasil e explique que ela é fundamental para compreender a diversidade e a identidade do país, resultante de um processo histórico que começou com a colonização e se intensificou com a imigração. A herança indígena é visível na língua, na culinária e nas práticas culturais, enquanto a colonização portuguesa trouxe a língua portuguesa, a religião católica e tradições, como o Carnaval e a Festa Junina. A contribuição africana, decorrente da escravidão, é rica em música, dança e religiosidade, com exemplos como o candomblé e o samba. A imigração de europeus e povos orientais no século 19 e início do 20 também enriqueceu a cultura, refletindo-se na culinária e nas artes.
Assim, a influência de outras culturas no Brasil não apenas enriquece sua identidade, mas também promove um ambiente de respeito e avaliação pela diversidade, essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre este tema, em seguida, usar o recurso Google apresentação para criar 7 slides e exploras os recursos formatação de fonte e parágrafo, inserção de imagem, plano de fundo, layout, transição e tema.
Ao final, estimule o debate entre eles sobre o que aprenderam com este tema.
PROJETO 2: CRIAR UM DOCUMENTO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE DOCS
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/rITUCCBL9Z4?si=ks3bImTf1Kop1h0L
Explique aos alunos sobre a importância de falar sobre a inteligência emocional no ambiente escolar de como é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos e para a criação de um espaço de aprendizagem positivo. Ela se refere à capacidade de consideração, entender e gerenciar as próprias emoções, além de perceber e influenciar as emoções dos outros. Essa habilidade melhora as relações interpessoais, ajuda a desenvolver empatia e comunicação, o que resulta em uma convivência mais harmoniosa. A inteligência emocional capacita os estudantes a resolver conflitos de maneira construtiva, ouvindo diferentes pontos de vista e buscando soluções que beneficiem a todos.
A educação emocional está ligada ao bem-estar psicológico, pois ao aprender a expressar e gerenciar emoções. Ao integrar atividades de inteligência emocional no currículo, as escolas ajudam os alunos a se tornarem mais conscientes de suas emoções, preparando-os para desafios futuros, tanto pessoais quanto profissionais.
Promova um debate sobre o tema, em seguida, peça aos alunos para criarem um documento no Google Docs onde eles desenham e escrevem sobre diferentes emoções. Eles podem incluir definições, exemplos de situações em que sentiram essas emoções e como lidaram com elas. Para tornar a atividade mais visual, incentive-os a inserir imagens ou emojis que representem cada emoção. Ao utilizar o Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Ao final, incentive uma conversa construtiva sobre o tema, imprima, recolha os documentos e encaderne para ser o livro de gestão das emoções da turma.
PROJETO 3: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ESPORTES
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÕES
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/O492_HLrPCc?si=F2wNdWDS4FA49AcT
Informe aos alunos que a prática esportiva é fundamental para o desenvolvimento das crianças, proporcionando benefícios físicos, emocionais e sociais. Os esportes melhoraram a condição física geral, fortalecendo músculos e ossos, além de desenvolver a coordenação motora e ajudar na manutenção de um peso saudável. Fazer esporte, reduz o estresse e a ansiedade, promovendo o bem-estar. Os esportes em equipe ensinam habilidades sociais valiosas, como trabalho em equipe, comunicação e respeito, ajudando as crianças a lidar com vitórias e derrotas e a desenvolver resiliência e empatia.
A prática esportiva ensina disciplina, comprometimento e responsabilidade, já que as crianças aprendem a seguir regras, se dedicam aos treinos e protegem treinadores e colegas. O esporte pode integrar a família, promovendo momentos de lazer e fortalecendo laços familiares.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação que destaque os benefícios físicos, emocionais e sociais da prática esportiva com no mínimo 7 slides (capa, tema, imagem e conclusão). Para a realização desta atividade utilize o Google Apresentações e explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Em seguida, cada equipe apresentará seu trabalho para a turma e ao final promova um diálogo entre equipes.
PROJETO 4: CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
TEMA: EMPATIA E A COMUNIDADE
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: https://makebeliefscomix.com/Comix/
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/_ssvtnB85IM?si=VM59KYCGWWvwq9lY
Aborde com os alunos o tema e fale sobre a importância da empatia. Ela é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros, colocando-se no lugar das pessoas para entender o que elas estão passando. Essa atitude é essencial para uma convivência harmoniosa e saudável na comunidade, pois promove a solidariedade e o respeito entre os indivíduos. Quando praticamos a empatia, somos mais capazes de ajudar quem precisa, resolver conflitos de forma de aliança e construir relacionamentos baseados no entendimento e na cooperação.
Na vida comunitária, a empatia se manifesta em atitudes simples, como ouvir atentamente os outros, oferecer ajuda a quem está em dificuldades, respeitar as opiniões diferentes e ser gentil no dia a dia. A empatia também ajuda a criar um ambiente onde as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas, contribuindo para um sentimento de união e pertencimento na comunidade. Quanto mais praticamos a empatia, mais incentivamos atitudes positivas que fortalecem os laços sociais e fazem da comunidade um lugar melhor para todos viverem.
Peça aos alunos para explorarem o tema, criando histórias em quadrinhos de forma criativa, desenvolvendo cenários e personagens que representem situações do cotidiano em que a empatia faz a diferença.
Ao final, imprima as histórias criadas e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 5: CRIAR UM PÔSTER
TEMA: MEIO AMBIENTE E A ESCOLA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/05KrOitFn7s?si=ToX-BQAum3x-qLm1
Converse com os alunos sobre a importância de se preocupar com o meio ambiente. Ressalte com eles que Cuidar do meio ambiente na escola e na comunidade é essencial para um futuro sustentável. Na escola, ações como separar o lixo, economizar água e energia, e cuidar de áreas verdes ajudam a preservar a natureza. Na comunidade, iniciativas como mutirões de limpeza, campanhas de conscientização e proteção de corpos d’água incentivam a colaboração de todos. Essas atitudes ensinam o valor da preservação ambiental e mostram como pequenos gestos podem contribuir para um planeta mais saudável, promovendo uma cultura de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente.
Peça aos alunos para criarem um pôster com ilustrações no Adobe Spark sobre o meio ambiente e a escola, abordando temas como reciclagem, economia de água, pequenas ações sustentáveis, criação de hortas escolares, ciclos da natureza, “heróis do meio ambiente” e redução do meio ambiente uso de plásticos. Essas atividades promovem a conscientização ambiental de forma visual e educativa.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Code Studios Mapas
Link de referência: https://mindmakers.cc/hourofcode/maps.html
O jogo Mapas do Code Studio tem como objetivo introduzir os alunos ao pensamento computacional por meio da criação de algoritmos simples. Nessa atividade, os estudantes devem programar um personagem para navegar por um pelo mapa utilizando comandos básicos, como “mover para a direita” ou “mover para a esquerda”. Essa abordagem permite que os alunos compreendam conceitos fundamentais de programação e lógica de forma lúdica e interativa.
. Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 6º 7º ANO
CLIQUE AQUI ATIVIDADE_ 8º E 9º ANO
CLIQUE AQUI – gabarito-Atividades Desplugadas
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: BASQUETE
Link de Referência: https://youtu.be/ZeMF_g1DK-8?si=YqX4QPll6mxIEVpb
Duração: 03 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em duplas para construir um jogo de basquete, desenvolvendo habilidades de criatividade e colaboração. Utilizando materiais como papelão e lacres de garrafa PET, os alunos aprendem sobre movimento e força durante o processo de montagem. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e envolve conceitos de ciências e artes.
Materiais:
Essa atividade será com 2 participantes.
- caixa de papelão
- cola branca
- folha de papel branca
- cola de artesanato ou cola quente
- canetinha preta
- bola de brinquedo ou bola de papel
- lacre de segurança da garrafa pet para fazer o arco da cesta
- régua
- copo de isopor
- rede
- palitos ou lápis antigo para fazer o poste da cesta de basquete e o arremessador
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 3 participantes.
- papelão grande
- 2 palitos de churrasco grande
- tesoura sem ponta
- lápis
- cola branca
- cola de artesanato
- cartolina ou papel colorido
- isopor ou papelão para fazer a base do poço
- barbante
- régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
O kit LEGO WeDo 2.0 é uma ferramenta educacional que ensina conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de forma prática. Com motores, sensores e programação intuitiva, os alunos desenvolvem pensamento computacional, raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe e autonomia na resolução de problemas.
Para manter a organização e garantir o uso adequado do material, é fundamental que, antes do fim da aula, os alunos desmontem os projetos e guardem todas as peças corretamente em seus devidos lugares.
PROJETO 1 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROJETO 2 – ESPORTE E SAUDE
PROTÓTIPO: MUSCULAÇÃO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-musculacao-wedo/
PROJETO 3 – ESTRUTURA
PROTÓTIPO: ROBÔ PUXADOR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-robo-puxador-wedo/
PROJETO 4 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5 – UNESCO
PROTÓTIPO: BARCO DE PESCA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/unesco-linguas-indigenas-barco-pesca-wedo/
PROJETO 6 – VALORES
PROTÓTIPO: HUMANOIDE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/valores-humanoide-wedo/
PROJETO 7 – MÚSICA
PROTÓTIPO: GUITARRISTA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-guitarrista-wedo/
PROJETO 8 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9 – MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: DRAGSTER
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-dragster-wedo/
PROJETO 10 – MEIO AMBIENTE
PROTÓTIPO: CAMINHÃO VARREDOR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-caminhao-varredor-wedo/
PROJETO 11 – EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: NAVE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-nave-wedo/
PROJETO 12 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROJETO 2 – ESPORTE E SAUDE
PROTÓTIPO: MUSCULAÇÃO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-musculacao-wedo/
PROJETO 3 – ESTRUTURA
PROTÓTIPO: ROBÔ PUXADOR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-robo-puxador-wedo/
PROJETO 4 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5 – UNESCO
PROTÓTIPO: BARCO DE PESCA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/unesco-linguas-indigenas-barco-pesca-wedo/
PROJETO 6 – VALORES
PROTÓTIPO: HUMANOIDE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/valores-humanoide-wedo/
PROJETO 7 – MÚSICA
PROTÓTIPO: GUITARRISTA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-guitarrista-wedo/
PROJETO 8 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9 – MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: DRAGSTER
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-dragster-wedo/
PROJETO 10 – MEIO AMBIENTE
PROTÓTIPO: CAMINHÃO VARREDOR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-caminhao-varredor-wedo/
PROJETO 11 – EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: NAVE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-nave-wedo/
PROJETO 12 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
A prototipagem eletrônica com Arduino é uma forma de desenvolver projetos de eletrônica de maneira prática e acessível. Com ela é possível criar circuitos e programá-los para executar diversas funções.
O Arduino é uma placa que permite controlar componentes eletrônicos como LEDs, motores, sensores, possibilitando a criação de protótipos funcionais.
ATENÇÃO! Para que o experimento funcione, uma programação deve ser baixada para a placa. Para isso, os comandos deverão ser escritos no programa Arduino IDE.
PROJETO 1: CONSTRUINDO UM INTERRUPTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/construindo-um-interruptor/
PROJETO 2: MOVENDO UM MOTOR
PROJETO 1: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com a turma sobre A influência cultural de diversos povos no Brasil é fundamental para compreender a riqueza e a diversidade de nossa, especialmente quando se trata da culinária. Desde o período da colonização, as trocas culturais foram moldando os hábitos alimentares do país, e essa mistura se intensificou com a chegada de imigrantes ao longo dos séculos. A gastronomia brasileira é um reflexo da convivência de diferentes tradições e contribuições que foram incorporadas e transformadas ao longo do tempo.
Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre esse tema e, em seguida, usem o Google Apresentações, para criar 7 slides (capa, tema, imagens e conclusão) e incentive-os a explorar os recursos disponíveis, como formatação de fonte, parágrafos, marcadores e layouts. Na apresentação eles irão focar no tema a influência cultural na culinária brasileira, explicar nestes slides quais são os pratos, de onde vem, por que impactam em nossos dias, entre outros detalhes que percebemos em nossa comida no dia a dia.
Ao final, estimule um debate entre os alunos sobre o que aprenderam com esse tema.
PROJETO 2: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre o tema “Inteligência emocional no ambiente escolar” e como ela é essencial para o crescimento completo dos estudantes e para criar um ambiente de aprendizagem positivo. A inteligência emocional envolve a habilidade de entender e controlar as próprias emoções, além de consideração e lidar com as emoções dos outros. Essa capacidade melhora as relações, estimula a empatia e fortalece a comunicação, contribuindo
A educação emocional ensina aos alunos a resolver conflitos de forma construtiva e a consideração de suas emoções, o que é importante para o bem-estar. Ao incluir atividades de inteligência emocional no currículo, a escola ajuda os alunos a se prepararem melhor para enfrentar desafios pessoais e profissionais no futuro.
Peça aos alunos que criem uma apresentação sobre a importância da inteligência emocional na escola, incentivando-os a falar sobre a importância de expressar suas emoções. Cada aluno deve escolher uma emoção para expor, garantindo que as emoções não se repitam entre eles.
Para esta atividade, utilize os recursos disponíveis no Google Apresentação. Nela deve ter imagens relacionadas ao tema, diferentes estilos de fonte, layout atraente, inserir links e fundo atrativos, para que fique interessante e chame a atenção de quem assiste.
No final, organize um debate para que os alunos possam compartilhar o que apresentaram.
PROJETO 3: CRIAR UM INFORMATIVO
TEMA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ROTINA ESCOLAR
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FOTOJET
Ele é uma plataforma de design gráfico online que permite criar designs personalizados para diversos fins, como cartazes, convites, logotipos, banners, cartões e muito mais. É uma ferramenta útil para quem deseja criar conteúdo visual de alta qualidade sem precisar de habilidades avançadas em design gráfico.
Link do programa FOTOJET
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=MwztOAa64pM
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde O pensamento computacional é uma habilidade crucial na rotina escolar, pois desenvolve a capacidade de resolver problemas de forma lógica e estruturada. Ele ajuda os alunos a abordar desafios de maneira sistemática, quebrando-os em partes menores, o que melhora a eficácia na resolução de problemas acadêmicos e pessoais. Além disso, prepara os alunos para o futuro, já que as habilidades tecnológicas estão em alta demanda no mercado de trabalho.
Essa habilidade promove o raciocínio lógico e a análise crítica, útil em diversas disciplinas, e pode ser aplicada em áreas como ciências, matemática, artes e humanidades, conectando o aprendizado de forma interdisciplinar. O pensamento computacional também estimula a criatividade, incentivando os alunos a desenvolver soluções originais, e fomentando o trabalho em equipe, uma vez que muitas atividades colaboram. Por fim, promove a autonomia no aprendizado, encorajando os alunos a pesquisar e encontrar soluções por conta própria. Integrar o pensamento computacional na escola enriquece a experiência de aprendizagem, tornando-a mais dinâmica e relevante.
Peça aos alunos para criarem um infográfico (apresentações visuais de informações ou dados de forma atraente) no Fotojet sobre como o pensamento computacional é fundamental na rotina escolar.
PROJETO 4: CRIAR HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
TEMA: COMO O ESPORTE CONTRIBUI PARA O APRENDIZADO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual. Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: Make Beliefs Comix
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Explore com os alunos o tema como O esporte desempenha um papel importante no aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Ele ensina habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação, além de promover disciplina e responsabilidade. A prática esportiva melhora a saúde física e mental, reduz o estresse e a ansiedade, o que beneficia o desempenho acadêmico. Também estimula habilidades cognitivas, como concentração e memória, e ensina a lidar com vitórias e derrotas, promovendo resiliência. O esporte favorece a inclusão e o respeito à diversidade, incentiva a criatividade e ajuda a desenvolver autoconfiança e autoestima. Em suma, o esporte é um aliado essencial no aprendizado e na formação de cidadãos íntegros.
Peça aos alunos para criarem quadrinhos com o tema e apresentem para a turma com a intenção de estimular a prática de esporte. Ao final, promova uma conversa e imprima uns quadrinhos para colocar em sala ou compartilhe entre eles a arte criada.
PROJETO 5: CRIAR UM PANFLETO
TEMA: O MEIO AMBIENTE E A ESCOLA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=oY7PCQ-iqkE
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde O meio ambiente e a escola estão interligados, sendo a educação crucial para a conscientização sobre questões ambientais. As escolas devem ensinar aos alunos sobre conservação, biodiversidade e sustentabilidade, implementando práticas como coleta seletiva e hortas escolares. Atividades ao ar livre e projetos interdisciplinares enriquecem o aprendizado e aumentam a conscientização ambiental. A educação ambiental forma cidadãos conscientes e engajados, motivando-os a participar de iniciativas comunitárias. A tecnologia pode ser utilizada para promover a conscientização, enquanto parcerias com comunidades fortalecem a educação ambiental. Assim, as escolas ajudam a desenvolver hábitos e valores que incentivam um estilo de vida sustentável, preparando as futuras gerações para os desafios ambientais.
Peça para os alunos criarem panfletos sobre o tema e em seguida apresente o trabalho feito. Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 1: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma sobre como a música brasileira é resultado da influência cultural de diversos povos que moldaram sua diversidade e riqueza. Desde a colonização, a convivência entre indígenas, africanos, europeus e, posteriormente, imigrantes de várias partes do mundo, como asiáticos e árabes, contribuíram para a formação de uma identidade musical única. Gêneros como o samba, o maracatu, o choro e a música sertaneja refletem essa mistura, incorporando elementos rítmicos, instrumentos e tradições de diferentes culturas. Essa fusão tornou a música no Brasil um patrimônio dinâmico, que continua a evoluir e enriquecer a cultura do país.
Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre esse tema e, em seguida, usem o Google Apresentações, para criar 5 slides (capa, tema, imagens e conclusão) e incentive-os a explorar os recursos disponíveis, como formatação de fonte, parágrafos, marcadores e layouts. Na apresentação eles irão focar no tema a influência cultural na música brasileira, explicar nestes slides quais são os ritmos, de onde vem, qual impacto atualmente, entre outros detalhes que percebemos em nossa comida no dia a dia. Eles devem apresentar o que fizeram para a turma.
Ao final, estimule um debate entre os alunos sobre o que aprenderam com esse tema.
PROJETO 2: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos sobre a importância da inteligência emocional na escola, pois ela influencia o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, ajudando-os a considerar, entender e gerenciar as próprias emoções e lidar com as emoções dos outros. Essa habilidade torna os alunos mais aptos a enfrentar desafios, lidar com frustrações e manter relacionamentos saudáveis. Promover a inteligência emocional nas escolas contribui para um ambiente harmonioso e colaborativo, facilitando a resolução de conflitos, o trabalho em equipe, a resiliência, a motivação e a empatia, ou que melhore o desempenho acadêmico. Incorporar essa competência no currículo prepara os alunos para enfrentar situações complexas, promovendo o bem-estar e formando cidadãos mais conscientes e equilibrados.
Peça aos alunos que criem uma apresentação sobre a importância da inteligência emocional na escola, incentive-os a falar sobre a importância de expressar suas emoções. Cada aluno deve escolher uma emoção para expor, garantindo que as emoções não se repitam entre eles.
Nesta atividade eles deverão usar os recursos disponíveis no Google Apresentação. Nela deve ter 7 slides com: imagens relacionadas ao tema, diferentes estilos de fonte, layout atraente, inserir links e fundo atrativos, para que fique interessante e chame a atenção de quem assiste. Eles devem apresentar o que fizeram para a turma.
No final, organize uma roda de conversa e estimule-os a falar sobre seus sentimentos, o porquê escolheram determinada emoção para apresentar e o que ficou de aprendizado com este trabalho.
PROJETO 3: CRIAR UM INFORMATIVO
TEMA: CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS NA ESCOLA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FOTOJET
Ele é uma plataforma de design gráfico online que permite criar designs personalizados para diversos fins, como cartazes, convites, logotipos, banners, cartões e muito mais. É uma ferramenta útil para quem deseja criar conteúdo visual de alta qualidade sem precisar de habilidades avançadas em design gráfico.
Link do programa FOTOJET
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=MwztOAa64pM
Fale sobre o tema com a turma.
Explique para os alunos sobre a leitura ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos adolescentes, pois amplia o conhecimento, melhora a capacidade de comunicação e estimula o pensamento crítico. Ler regularmente ajuda os jovens a desenvolverem o vocabulário, aprimorarem a escrita e fortalecerem a compreensão de diversos assuntos. Nesse contexto, a promoção de campanhas de doação de livros na escola é uma excelente iniciativa para incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros.
Peça aos alunos para criarem no Fotojet banners digitais para redes sociais: os alunos devem criar banners digitais para divulgar a campanha nas redes sociais da escola ou em grupos de WhatsApp. Isso amplia o alcance da campanha e incentiva mais pessoas a participar.
PROJETO 4: CRIAR HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: Make Beliefs Comix
Confira o vídeos sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Explore com os alunos sobre a segurança cibernética que eles precisam sempre estar atentos no mundo digital, especialmente para os adolescentes, que estão frequentemente expostos a riscos online. Proteger informações pessoais e a privacidade é essencial devido ao uso crescente de redes sociais e aplicativos. Os jovens devem aprender a confidencialidade, usar senhas fortes, ativar a autenticação em dois fatores e ter cautela ao compartilhar informações. É fundamental que compreendam as regras de comportamento online, como respeitar a privacidade dos outros e evitar o cyberbullying. Ao cultivar uma mentalidade de segurança cibernética, os adolescentes não apenas se protegem, mas também ajudam a criar um ambiente online mais seguro para todos.
Solicite aos alunos que criem quadrinhos com o tema Personagens em Situações de Risco. Eles devem desenvolver personagens que enfrentam desafios cibernéticos, ilustrando suas decisões e as possíveis consequências de suas ações. Essa atividade promove discussões sobre quais são as escolhas corretas a serem feitas em diferentes situações.
Ao final, promova uma conversa e imprima uns quadrinhos para colocar em sala ou compartilhe entre eles a arte criada.
PROJETO 5: CRIAR UM PANFLETO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA UMA BASE PARA O FUTURO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=oY7PCQ-iqkE
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde a educação financeira e como ela é crucial nas escolas, pois ensina aos alunos habilidades para gerir suas finanças de forma eficaz. Aprender desde cedo sobre conceitos como economia, poupança e investimento ajuda os jovens a controlar gastos e a fazer escolhas financeiras informadas, evitando armadilhas como dívidas excessivas. Aprender sobre educação financeira desde cedo, contribui para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes, preparando-os para desafios financeiros futuros, como a escolha de cursos ou a compra de bens.
Peça para os alunos criarem posters motivacionais: incentive os alunos a criar posters com citações inspiradoras sobre finanças e sucesso financeiro. Eles podem usar imagens de fundo e elementos gráficos para tornar os posters visualmente impactantes. Em seguida apresente o trabalho feito.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 1: CRIAR GRÁFICOS
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE PLANILHAS
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre a segurança cibernética envolve práticas e tecnologias para proteger computadores, redes, dispositivos e dados contra-ataques e acessos não autorizados, sendo cada vez mais importante na era digital. Para garantir a segurança online, é fundamental usar senhas fortes e únicas, ativar a autenticação em dois fatores, manter sistemas e aplicativos atualizados, e ter cuidado com links e e-mails suspeitos. Além disso, deve-se evitar redes Wi-Fi públicas para acessar informações sensíveis, realizar backups regulares de dados importantes e manter-se informado sobre as últimas ameaças cibernéticas. Adotar essas medidas ajuda a proteger informações pessoais e profissionais, promovendo um ambiente online mais seguro.
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os tópicos listados. Para realização desta atividade, utilize o Google Planilhas.
Base da pesquisa cuidados a serem tomados:
- Senhas Fortes e Únicas
- Autenticação em Dois Fatores (2FA)
- Atualizações Regulares
- Cuidado com Links e E-mails Suspeitos
- Redes Wi-Fi Seguras
- Backup de Dados
- Educação e Conscientização
PROJETO 2: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O EMPRRENDEDORISMO
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
A educação financeira e o empreendedorismo são áreas interligadas que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente para os jovens. A educação financeira envolve o aprendizado sobre como gerenciar dinheiro, abrangendo tópicos como orçamento, poupança, investimento e consumo consciente. Esses conhecimentos ajudam os indivíduos a tomar decisões informadas, evitando armadilhas financeiras e construindo um futuro seguro. Por outro lado, o empreendedorismo refere-se à capacidade de identificar oportunidades de negócios e transformar ideias em realidade, envolvendo a criação e gestão de empresas. Quando a educação financeira é combinada com o ensino do empreendedorismo, os alunos são capacitados a iniciar e administrar negócios de forma sustentável, aprendendo a importância de reservas financeiras e a avaliar o desempenho de suas iniciativas.
Oriente os alunos pesquisarem sobre o tema e depois entrevistarem empreendedores do comércio local, pais de alunos ou conhecidos, para obter diferentes pontos de vista sobre como a educação financeira pode auxiliar o empreendedor e como isso evita possíveis prejuízos. Eles podem elaborar perguntas relevantes e realizar entrevistas presenciais ou meios digitais.
Em seguida, eles devem utilizar Google Apresentação para colocar a entrevista, demonstrar em gráficos e compartilhar com a turma suas opiniões sobre o tema e o trabalho desenvolvido.
PROJETO 3: CRIAR UM JORNAL
TEMA: MEIO AMBIENTE E A COMUNIDADE ESCOLAR
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLIPSNACK
Ele é uma plataforma de publicação digital que permite criar e compartilhar jornais, revistas, catálogos, brochuras e muito mais.
Link do programa: Flipsnack
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Q8HqMl0Bc7Y
Fale sobre o tema com a turma.
O meio ambiente e a comunidade escolar estão interligados, com as escolas desempenhando um papel crucial na formação da consciência ambiental dos alunos e na promoção de práticas sustentáveis. A educação ambiental sensibiliza os estudantes sobre a importância da preservação, ajudando-os a adotar hábitos como reciclagem e uso consciente de recursos. Projetos que envolvem a comunidade, como hortas escolares e campanhas de limpeza, incentivam o trabalho em equipe e o engajamento social. A colaboração entre alunos, professores e pais é essencial para fortalecer essas iniciativas, assim como a realização de eventos e ações de voluntariado. Essa relação entre meio ambiente e comunidade escolar é vital para desenvolver uma sociedade mais consciente e sustentável, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis e contribuindo para a melhoria do meio ambiente local e global.
Pedir aos alunos que criem um guia de boas práticas ambientais, como: um guia digital que reúna dicas e práticas sustentáveis que podem ser adotadas na escola e em casa. Os alunos podem pesquisar e apresentar informações sobre compostagem, economia de água, e eficiência energética, entre outros tópicos.
Ao final da atividade os alunos devem compartilhar seus trabalhos e dialogar sobre o que mais chamou atenção e como eles podem contribuir. Utilize as mídias da escola para divulgar tal prática.
PROJETO 4: CRIAR UM PÔSTER
TEMA: COMO ADOTAR PRÁTICAS SAUDÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma sobre a importância de adotar práticas saudáveis como estilo de vida é fundamental para o bem-estar físico e mental, especialmente durante a adolescência. Algumas dicas importantes incluem a escolha de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e proteínas magras, e a hidratação adequada, preferindo água em vez de bebidas açucaradas. A prática regular de atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, é essencial, assim como encontrar uma atividade que eles gostem para tornar o exercício mais prazeroso. É igualmente importante gerenciar o estresse por meio de técnicas de relaxamento, manter boas relações sociais com amigos e familiares, e cuidar da higiene pessoal, que influencia a autoestima. Um boa noite de sono, de 8 a 10 horas, é crucial para o desenvolvimento e a concentração. Adotar essas práticas saudáveis não apenas melhora a saúde física, mas também contribui para o bem-estar emocional e social, ajudando os alunos a construir uma base sólida para um futuro saudável.
Organize a turma em grupos de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 participantes, considerando o número de alunos na sala. Peça a cada grupo simular campanhas de conscientização sobre saúde nas redes sociais, criando postagens que incentivem hábitos saudáveis. Isso pode incluir imagens, citações motivacionais e informações educativas. Cada grupo pode abordar um tema específico, apresentando seu pôster para a turma.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e utilizar o WhatsApp ou as redes sociais da escola para ter mais alcance.
PROJETO 5: CRIAR UM VÍDEO
TEMA: PROFISSÕES DO FUTURO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLEXCLIP
Ele é uma ferramenta online para criar vídeos e apresentações. É útil para editar vídeos, adicionar legendas, música de fundo e transições, além de oferecer recursos de edição para criar conteúdo visualmente atraente.
Link do programa: Flexclip
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=to59GeU5MCU
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos o tema: A escolha da profissão e a profissão do futuro. Este tema é crucial para eles, que começam a pensar sobre seu futuro e as diversas opções de carreira. Esse processo envolve autoconhecimento, onde refletem sobre habilidades e interesses, além de entender a relação entre a profissão e a formação necessária. Profissões promissoras incluem tecnologia da informação, saúde e bem-estar, sustentabilidade, educação e criatividade. Áreas como desenvolvimento de software e cibersegurança estão em alta, assim como carreiras ligadas à saúde e sustentabilidade. É importante que os alunos sejam incentivados a refletir sobre suas escolhas, preparando-se para o mercado de trabalho e adotando uma mentalidade de aprendizado contínuo. A educação desempenha um papel fundamental nesse processo, ajudando-os a se tornarem profissionais realizados e bem-sucedidos.
Peça para eles criarem um vídeo com pelo menos 5 profissões. Em seguida, solicite que eles apresentem e defendam as profissões escolhidas.
PROJETO 1: CRIAR GRÁFICOS
TEMA: PROFISSÕES DO FUTURO
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE PLANILHAS
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos a importância da escolha da profissão é uma etapa importante para quem se aproxima do ensino médio e começa a planejar seu futuro profissional. Esse processo envolve autoconhecimento, onde refletem sobre habilidades e interesses, e pesquisa sobre as tendências do mercado de trabalho. Profissões promissoras para o futuro incluem tecnologia da informação, inteligência artificial, sustentabilidade, saúde e bem-estar, educação digital e engenharia robótica. Essas áreas estão em alta devido ao avanço tecnológico, à crescente preocupação com o meio ambiente e às mudanças no ensino e nos cuidados com a saúde. Explorar essas áreas e buscar orientação profissional é essencial para tomar decisões mais informadas e alinhadas com suas metas pessoais, promovendo assim seu desenvolvimento e preparação para o mercado de trabalho.
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os tópicos listados. Para realização desta atividade, utilize o Google Planilhas.
Base da pesquisa sugestões de tópicos a serem abordados:
- o que são profissões do futuro
- impacto da tecnologia no mercado de trabalho
- como as inovações tecnológicas, como inteligência artificial e automação, estão transformando as carreiras tradicionais
- sustentabilidade e meio ambiente
- saúde e bem-estar
- empreendedorismo e o mercado de trabalho
- desafios e oportunidades das profissões do futuro
PROJETO 2: CRIAR UMA APRESENTAÇÃO
TEMA: COMO A ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL IMPACTA NOS ESTUDOS
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos que a alimentação saudável tem um impacto direto no desempenho escolar, pois os nutrientes certos ajudam a melhorar a concentração, a memória e a disposição física e mental, fundamentais para que os alunos tenham bons resultados. Reforce com eles que comer de forma saudável não precisa ser caro. Uma alimentação de qualidade significa fazer escolhas inteligentes e acessíveis. Frutas, legumes, verduras, arroz, feijão e ovos, por exemplo, são alimentos nutritivos e acessíveis. Eles fornecem os nutrientes necessários sem o custo elevado dos ultraprocessados, que são menos saudáveis. Planejar as refeições com alimentos da estação e evitar desperdícios ajuda a manter uma alimentação balanceada sem aumentar os gastos, ensinando os alunos a priorizarem qualidade e nutrição, mesmo com um orçamento limitado.
Divida os alunos em trios e peça para eles criarem no Google apresentações slides sobre nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, incluir o papel do nutriente para o corpo, especialmente no desempenho escolar (memória, concentração e energia). Eles podem apresentar dicas práticas de lanches e refeições saudáveis para o dia a dia dos estudantes. Por fim, um slide de conclusão resumirá os benefícios de uma alimentação balanceada para o aprendizado e incentivará escolhas alimentares mais conscientes.
Utilizar nos slides os recursos: inserir imagens, formas e ícones, animação e transição, gráficos simples e links.
Ao final, peça para os grupos se apresentarem e debaterem sobre o assunto abordado em cada apresentação.
PROJETO 3: CRIAR UM JORNAL
TEMA: CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLIPSNACK
Ele é uma plataforma de publicação digital que permite criar e compartilhar jornais, revistas, catálogos, brochuras e muito mais.
Link do programa: Flipsnack
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Q8HqMl0Bc7Y
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos como a campanha de doação de livros é uma iniciativa poderosa que promover o acesso à leitura, especialmente em comunidades em que o acesso não é fácil. Esta campanha é importante porque incentiva hábitos de leitura, democratiza o acesso à informação, forma cidadãos críticos e fortalece comunidades. A leitura, por sua vez, desempenha um papel crucial no desenvolvimento pessoal e acadêmico, melhorando a concentração, o vocabulário, a criatividade e a empatia.
Reforce com eles que para realizar e estimular a campanha de doação e leitura na comunidade escolar, é fundamental definir um objetivo claro, como aumentar o acervo da biblioteca ou doar livros para comunidades carentes, e criar um cronograma de atividades com pontos de coleta acessíveis.
Peça aos alunos que criem um jornal com campanha, divulgação e incentivo a doação de livros. Com o recurso flipsnack os alunos devem explorar todos os recursos disponíveis para tornar o jornal atrativo e promover a conscientização da leitura e da campanha.
Ao final da atividade os alunos devem compartilhar seus trabalhos e dialogar sobre o que mais chamou atenção e como eles podem contribuir. Utilize as mídias da escola para divulgar tal prática.
PROJETO 4: CRIAR UM PÔSTER
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre o tema segurança cibernética e como ele é essencial, especialmente em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente em suas vidas. Segurança cibernética refere-se a práticas e medidas para proteger computadores, redes e dados de ataques ou acessos não autorizados. É importante que os alunos entendam a relevância de proteger suas informações pessoais, como nome, endereço e senhas, evitando fraudes e golpes comuns na internet. Eles devem estar cientes de como manter a segurança nas redes sociais, utilizando configurações de privacidade e pensando antes de compartilhar informações. Também é fundamental promover um comportamento responsável online, tratando os outros com respeito e evitando o cyberbullying.
Organize uma turma em grupos de 3 a 5 participantes, conforme o número de alunos na sala. Peça a cada grupo para simular campanhas de conscientização sobre segurança cibernética nas redes sociais, criando mensagens que incentivem práticas seguras online. As postagens podem incluir imagens, dicas sobre como criar senhas fortes, como identificar links suspeitos, e a importância de manter as configurações de privacidade em dia.
Cada grupo pode escolher um tema específico, como “Cuidados com o compartilhamento de informações pessoais” ou “Como evitar golpes virtuais”, e criar um cartaz digital que será apresentado para a turma. Ao final, incentive-os a compartilhar o material nas redes sociais da escola ou em grupos de WhatsApp para alcançar mais pessoas e promover uma cultura de segurança digital.
PROJETO 5: CRIAR UM VÍDEO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O EMPREENDEDORISMO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLEXCLIP
Ele é uma ferramenta online para criar vídeos e apresentações. É útil para editar vídeos, adicionar legendas, música de fundo e transições, além de oferecer recursos de edição para criar conteúdo visualmente atraente.
Link do programa: Flexclip
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=to59GeU5MCU
Fale sobre o tema com a turma.
Explique para os alunos que eles estão em um momento decisivo, começando a definir suas aspirações profissionais e o futuro que desejam construir. Compreender a educação financeira e o empreendedorismo é crucial nessa fase, pois essas áreas impactam significativamente na escolha da profissão e no desenvolvimento pessoal dos estudantes.
A educação financeira oferece habilidades essenciais para gerenciamento de dinheiro, como orçamento, poupança e investimentos, preparando as aulas para despesas futuras. Esse conhecimento permite que tomem decisões conscientes ao avaliar opções profissionais, considerando fatores como evolução e custo de vida.
O empreendedorismo, por sua vez, estimula a criatividade e a inovação, competências valorizadas no mercado de trabalho e amplia a visão dos alunos sobre as possibilidades profissionais, mostrando que existem alternativas ao emprego tradicional, permitindo-lhes explorar novos caminhos e criar seus próprios negócios.
Dividida a turma em grupos de 3 a 5 alunos, levando em conta o total de estudantes na sala. Solicite que cada grupo escolha uma subárea do tema para explorar: pode ser a educação financeira e sua importância ou o empreendedorismo e sua relevância. Após a escolha, os grupos deverão realizar pesquisas, debater suas ideias e criar um vídeo atrativo sobre o assunto selecionado.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.